A História da familia de .

Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo na Italia e no BRASIL

 

(fatos novos em Maio de 2013 me obrigaram a reescrever a história de Luigi e Anna , clike aqui e veja os fatos)

 

(Atualizado em 24 de Maio de 2021)

 1 - Nosso Trabalho (como começou):

 

                                    Esse trabalho foi iniciado em 2007, após consultar um site com informações de diversas familia com sobrenome Maziero/Masiero, constatei que faltavam muitas informações de minha familia dos descendentes de Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo, então resolvi iniciar essa atividade de pesquisador genealógico da minha familia. Consultei o Prof Carlos Nodari na Associação Massolin de Fiori em Porto Alegre, onde me orientou de técnicas e métodos de como efetuar pesquisas nessa área, pois as detentoras do conhecimento da historia normalmente oferecem resistencia para o fornecimento de informações familiares para um desconhecido (eu era naquele momento, um desconhecido para eles).

 

O passo inicial, é se apresentar informar de quem voce é neto e filho, dai tudo pode ser facilitado. Ele me repassou as informações que ele já dispunha de imigrantes com sobrenome Masiero, já que em suas pesquisas de mais de quinze anos, reuniu uma base de dados com mais de 600.000 nomes de imigrantes que imigraram para o Brasil de diversas localidades da Italia e de outros paises da Europa.

Após muitos contatos pessoais por telefone e por e-mail, consegui chegar a arvore genealógica do meu tataravô Luigi Angelo que veio da Italia, mais especificamente da "comuni" de Albignasego, proximo da cidade de Padova no Venêto no norte da Italia. Durante minhas pesquisas descobri que mais de vinte(20) familias com sobrenome Masiero que imigraram da Italia (quase todos de comunidades do entorno de Padova, no Venêto) para o Brasil, para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e outros estados

 

Como é comum nesse meio, e como acabei reunindo um grande numero de informações resolvi criar esse Site, para compartilha-lo com todos os Masiero/Maziero e até de outras familias que acabei mantendo contato e obtendo informações de grande valor histórico dessas familias. Após a criação do Site, onde contava a história dos descendentes do meu tataravô, (hoje ao consultar no Google basta escrever "familiamasiero" e será o primeiro, pois é um dos sites com maior numero de acessos do segmento, basta testar.

 

Com o decorrer do tempo, até hoje, acumulei um grande numero de informações de outras familias Masiero/Maziero, então resolvi disponibilizar essas informações, criei tres sub-paginas que são:

A primeira sub-pagina com tiitulo "Outras Familias Masiero" relaciono, como nome diz, outras familias com sobrenome Masiero/Maziero mas que não tem grau de parentesco com Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo (meus tataravós), nessa sub-pagina mostro o local de origem dessa familia, a história contada por algum descendente, o mapa da cidade de origem na Italia, historia resumida da viagem desde a IItalia até a cidade em que se instalaram no Brasil, a arvore dos descendentes informada por familiar e algumas fotos enviadas.

Na segunda sub-pagina com titulo "Imigrantes Masiero" apresento uma relação de familias com sobrenome Masiero/Maziero que chegaram ao Brasil pelo porto de Santos em São Paulo, somente com os familiares que acompanharam e não obtivemos nehuma outra informação. Espero contato de algum descendente.

Na terceira sub-pagina com titulo "Outras Familias" relaciono familias que não tem sobrenome Masiero, mas tiveram algum relacionamento com familias com sobrenome Masiero(casamento e outros).

 

Durante esse período das minhas pesquisas já participei de varios encontros de Familias Masiero/Maziero, ocorridas em diversas localidade no Brasil, veja na pagina "Noticias" onde coloco algumas informações e fotos desses encontros.

Mas com relação aos descendentes de Luigi Angelo e Anna Masiero (meus tataravós) as informações que conseguia era com os descendentes vivos e foram muitas, mas em 2012 após participar de um seminário de Genealogia em Porto Alegre-RS, descobri o Site www.familysearch.org onde disponibilizam em meio digital (milhões de documentos), por continente, pais , região, comunidade, nascimentos, casamentos, e óbitos.

Após consultar os registros de nascimento e casamento do meu tataravô, descobri que ele teve nove(9) filhos nascidos na Italia, e só imigrou para o Brasil com tres(3) deles o restante ficou na Italia, cuja nova historia estarei contando nas paginas seguintes, espero viver para descobrir, compilar e contar esses fatos novos.

 

2 - Os motivos da decisão de imigrar para o Brasil:

 

                              Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo, com a unificação das provincias ocorrida na Italia, em torno de 1860, após anos de lutas pelas posse das terras, e devido a falta de terras planas para cultivar ao norte da Italia na região do Veneto, em especial no entorno de Padova, viram chegar uma grande crise, levando o povo italiano a conhecerem a angustia a miséria a fome e a desesperança no futuro.

Tiveram noticias que no continente americano, mais especificamente na América do Sul, no pais chamado Brasil, faltava mão de obra para continuar a produção agricola, pois recentemente havia sido abolida a escravatura e os escravos abandonaram as fazendas, e os grandes produtores sem mão de obra para continuar tocando suas produção, pressionaram o governo brasileiro a incentivar a imigração de trabalhadores com experiencia agricola para continuar esse trabalho.

Logo os governantes do Brasil e da Italia uniram-se com objetivos complementares, ou seja, um sem possibilidade de proporcionar oportunidades de sobrevivencia digna com crescimento social do seu povo, o outro com falta de mão de obra para implantar o desenvolvimento programado e tornar-se uma grande potencia economica, proporcionando oportunidades aos que queriam construir um novo futuro, para seus descendentes.

 

Então difundiram, através de folhetos, informações junto ao povo do norte da Italia, das novas possibilidades de iniciar vida nova na América, com terras baratas e planas, excelente para o cultivo agricola, cuja experiencia exigida era a profissão da maioria do povo daquela região da Italia, e que não teriam dificuldade nenhuma para iniciar nova vida no novo continente.

Um dos motivos que mais incentivaram a familia de Luigi e Anna, foram noticias enviadas pelo irmão de Anna, Osvaldo Garbo que já tinha imigrado alguns anos antes para o Brasil ja estava instalado na colonia de Antonio Prado, e mandava cartas onde informava que as terras eram boas, havia muitos italianos já morando no local o clima era semelhante ao da Italia, o governo lhe forneceria uma colonia(lote) e ferramentas, com prazo de pagamento em 10 anos e que seriam bem recebidos na nova terra.

 

3 - Quando decidiram viajar ao Brasil:

 

Eram distribuidos aos moradores da região do Veneto (Padova, Albignasego e outras comunidades), informações através de folhetos distribuidos nessas localidades, varias formas de iniciar nova vida em outra localidade (Brasil). A tentação de mudar-se com sua familia para essas novas terras era muito grande, um deles era Luigi e Anna, já com 9(nove) filhos alguns já casados e netos, desde que souberam dessas informações sonhavam em mudar-se para o Brasil, mas a necessidade de sobrevivencia na Italia(custo de vida) e as raizes familiares, criava dificuldades de juntar recursos financeiros para iniciar nova vida na América.

Mas no final de 1890 e inicio de 1891, após reunir suas economias e de seus filhos, entenderam ser a hora de mudar-se para a América, que ocorreu no inicio de 1891.

Alguns filhos já casados, resolveram ficar e constituir suas familias na Italia e lá ficaram.

 

 

4 - A Pesquisa (como, chegaram ao Brasil e se instalaram):

 

Nessa pesquisa buscamos identificar todos os descendentes de Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo, cujos descendentes localizados apresentamos nesse site. A pesquisa buscou informações que iniciaram no inicio do ano de 1891 com a viagem por terra na "Cumuni" de Albignasego, até a cidade de Padova, dai de trem até Milão no norte da Italia e mudando de trem até a cidade de Genova, de cujo porto partiam os imigrantes do norte da Italia para diversos continentes do mundo a maioria para a América. Embarcaram num navio de nome "ainda não identificado" para América com destino ao Brasil, depois de mais ou menos 30dias de viagem, chegavam no porto do Rio de Janeiro e se hospedavam na imigração da Ilha das Flores.

Após alguns dias hospedados, para recuperar-se da viagem, curarem doenças, obter documentos embarcavam em navios que os levassem a um novo destino. Luigi Angelo e familia embarcaram em um navio menor com outras familias, com rumo ao Rio Grande do Sul, chegando na cidade de Porto Alegre, ficavam hospedados na hospedaria de Charqueadas, aguardando barcos ainda menores para navegar em rios. O novo trajeto iniciava rio jacui e depois pelo taquari até o porto da cidade de Montenegro. la chegando os aguadavam "tropeiros" contratados pelo governo brasileiro, que os levaria em carroções e mulas por terra até a hospedaria dos imigrantes, na localidade de barracão (hoje Nova Milano) distrito de Caxias do Sul.

 

No local ficaram hospedados aguardando a liberação dos lotes de terras, tendo o Luigi Angelo recebido n lote n. 116 em 11/10/1891 na linha Almeida na nova colonia de Antonio Prado em implantação. após receber o lote juntamente com lorenzo e outras familias de imigrantes, partiram para conhecimento das terras, com funcionarios do governo, deixaram as familias (mulheres e crianças) na hospedaria em Caxias do Sul.

O traçado da linha almeida começava com os lotes n.º 001, na proximidade da cidade de Antonio Prado avançando em direção ao rio da Prata, afluente do rio das Antas, terminado com o lote n.º 140, bem nas barrancas do rio da Prata. Seguiram pela estrada que passava por Nova Roma, atravessaram o rio das Antas de canoas, e se dirigiam em direção a cidade de Antonio Prado, na metade do caminho entre o rio das Antas e Antonio Prado pegavam uma trilha aberta pelos imigrantes que já haviam se instalado e tomavam uma trilha em direção oeste até chegar ao lote n.º 116, e outros de outras familias que chegaram juntas da Italia.

 

No local escolhiam um local proximo de uma fonte de agua, e outras seguranças para construir o barraco para se instalar e iniciavam a construção de barracos, primeiro abrindo uma clareira derrubando as arvores e utilizando-as para construir o barraco e se proteger da chuva, frio e animais selvagens a noite.

Apos quase um mes de trabalho, coletivo de todas as familias, voltaram para o acampamento em Caxias do Sul onde deixaram as familias(mulheres e crianças), para leva-los até o local definitivo, levando ferramentas, mantimentos para o sustento no inicio da colonização.

 

No caso de Luigi e Lorenzo, todos ficaram, no inicio, morando na mesmo barraco construido no lote n.º 116 adquirido por Luigi, já que a familia era pequena, e poderiam se prroteger melhor morando juntos. Na linha 2 de julho e Trajano de Medeiros, paralelas a linha Almeida, ja tinha muitos colonos, instalados a alguns anos, vindos da Italia e da Polonia, inclusive alguns parentes, portanto sentiram-se menos isolados. O rio da Prata era abundante em peixes e ficava a algumas centenas de metros da casa, e com muitas arvores frutiferas, existiam tambem animais de porte, chamados de Antas, animal do tamanho de um suino grande, que originou o nome do rio proximo.

 

E após chegarem ao seu lote, eles receberam a ajuda do cunhado de luigi e tio de lorenzo o Osvaldo Garbo irmão de Anna Garbo, que já estavam instalados no lote 109 da mesma linha Almeida instalado desde 1888, os abrigavam, principalmente a noite, até construirem suas casas mais confortaveis no lote recebido.

 

O lote foi o que puderam adquirir, financiado por dez anos, receberam do governo um conjunto de ferramentas que chamavam de "Kit colono", que eram ferramentas para inicio da colonização constituido de serrote, pas, enxadas, martelos, pregos, dobradiças para construiram suas casas com suas proprias mãos e ajuda de parentes, cujos primeiros dias e noites eram de total apreensão em função do ambiente hostil, pois eram terras tinham muitos morros, mata fechada e repleta de animais selvagens.

Lorenzo Masiero 4 anos depois, recebeu o lote n.º 126 em 30/11/1895, e pode se instalar sua casa no seu lote com a familia.

 

Mas com todas essas adversidades, venceram as dificuldades, construiram suas casas, plantaram os itens agricolas para sua subsistência e para comercializar o excesso, também geraram os filhos nessa localidade. Os netos, bisnetos nasceram no local, e com o aumento da familias, partiam para outras terras e se espalharam por esse Brasil por varias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

5 - A história comprovada da origem do patriarca e a sua familia:

 

                                    Luigi Angelo Masiero nasceu na Itália em 1840 na comunidade de Albignasego (aproximadamente 20 km de Padova), situada na região do Veneto ao Norte da Itália, região de poucas terras cultivaveis que pertenciam, em geral aos senhores ricos da italia, a cidade de origem e a região podem ser vistos nos mapas abaixo.

Luigi Angelo conheceu Anna Garbo na localidade de Albignasego, os dados abaixo puderam ser resgatados após a disponibilização das imagens digitalizadas dos registros civis de nascimento/casamento/óbitos/outros desde 1871 de toda a Italia, casaram em Albignasego em 1860 e tiveram os seguintes filhos na Italia :

 

1- O primeiro filho do casal foi Lorenzo Masiero (meu Bisavô) nasceu em Albignasego em 12/04/1866. Em 30/03/1887 com 21 anos de idade conheceu e casou com Pierina Volpin, nascida em 1867 na localidade de Casalserugo filha de Luigi Volpin e Luiggia Noenta, e tiveram os filhos Maria Gioconda Masiero em 11/5/1888 e Antonio Masiero em 1890, os demais filhos do casal nasceram no Brasil e detalhados no item 9, dessa narrativa;

2 - O segundo filho do casal, Carlo Masiero também nasceu na localidade de Albignasego em 1867, Carlo conheceu e se casou em 1890 com Angela Virginia Cesarotto nascida em 1968 na localidade de Casalserugo, filha de e tiveram o primeiro filho em 1/12/1892 em Albignasego, de nome Giovanni Masiero. O Carlo Masiero não acompanhou se pai e irmão ao Brasil, e seus descendentes nasceram na Italia, onde nasceram osfilhos Giovanni Masiero em 1/12/1892 e Atillio Carlo Masiero em 25/3/1901. Tenho certeza que devem ter um grande numero de descendentes na Italia.

(essa deverá ser a nova história de parentes separados pelo oceano Atlantico, que espero conta-la);

 

3 - O terceiro filho do casal foi Angelo Masiero, nasceu em 1869 na localidade de Albignasego e faleceu em 25/03/1878, com nove anos de idade, cujas causas desconhecemos;

 

4 - O quarto filho do casal foi Natalina Masiero, nasceu em 9/03/1872 na localidade de Albignasego, em 1891 com 19 anos casou com Eugenio Brugnolo, filho de Luigi Brugnolo e Filomena Reinello. O casamento ocorreu alguns meses antes do embarque do pai e irmãos para o Brasil, o casal permaneceu na Italia. Também tenho certeza que devem ter um grande numero de descendentes na Italia desse casal.

(essa historia também espero que algum descendente me repasse para poder conta-la um dia).

 

5 - O quinto filho do casal foi Ferdinando Masiero, nasceu em 1/03/1874 em Albignasego. Ferdinando acompanhou o pai para o Brasil, o resto da historio é contada no item 9.2;

 

6 - O sexto filho do casal foi Pasqua Masiero, nascida em 7/04/1877 em Albignasego. Pasqua faleceu no parto no mesmo dia do nascimento;

 

7 - O sétimo filho do casal foi Regina Masiero, nascida em 7/04/1877 em Albignasego. Regina também faleceu no parto no mesmo dia do nascimento;

 

8 - O oitavo filho do casal foi Angelo Domenico Masiero, nascido em 9/6/1879 em Albignasego. Angelo faleceu no dia seguinte por complicações pós parto;

 

9 - O nono filho do casal foi Angelo Masiero, nascido em 14/5/1882 em Albignasego. Angelo acompanhou o pai para o Brasil, o resto da historiaé contada no item 9.3;

 

Portando vieram com o pai Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo os filhos Lorenzo casado com Pierina Volpin e os filhos Maria Giacona e Antonio, Ferdinando(17 anos e solteiro), Angelo(com 1 ano);

 

 

Abaixo alguns mapa dos locais de origem dos nossos antepassados.

    mapa da Itália(1) e da região do Vêneto(2), e da localidade de Albignasego(3) próximo de Padova, onde nasceu Luigi Masiero e os filhos.

6 - Inicio da viagem para a América:

 

                              Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo juntamente com filhos e neto, após venderem seus poucos bens partiram de Albignasego foram de carretas até a cidade de Padova e de la tomaram um trem até a cidade de Milão e embarcaram em outro trem e rumaram até a cidade de Genova.

 

Em Genova aguardaram alguns dias(ou semanas não tenho essa informação) até a chegada do navio que os levariam ao seu destino. Embarcaram, e partiram em direção ao Brasil, sendo que o tempo normal de viagem, na época, de navio a vapor era de 30(trinta) dias, mas esse barco era um misto de vapor e navio a vela, e levaram quase 50(cinquenta) dias, pois quando já estavam proximos do Brasil o barco sofreu danos no motor, então passaram a navegar com auxilio das velas para terminar a viagem, mas a traiçoeiras calmarias jogaram o barco ao sabor das correntes maritmas por semanas até o conserto do motor.

 

(historia contada por Pierina Volpin a seu neto Lorenço Masiero).

 

Vieram juntos os filhos Ferdinando Masiero com 16 anos solteiro, Lorenzo Masiero com a esposa Pierina Volpin juntamente com os filhos Maria Giacona Masiero com 2,5 anos e Antonio Masiero com 1 ano, e Angelo Masiero veio com 9 ano de idade.

 

7 - Maratona da viagem até chegar ao Destino:

 

       Após o navio chegar ao Brasil, o primeiro porto de desembarque foi na cidade do Rio de Janeiro na ilha das flores, local construido pelo governo brasileiro para desembarque dos imigrantes que chegavam de diversas partes da Europa, denominado de hospedaria das flores, onde eram identificadas suas origens, profissão, tudo era registrado no livro de imigração, (onde hoje podemos buscar informações da data de chegada e o nome do barco), eram instalados em alojamentos confortaveis para a época, recebiam refeições normais e fartas durante o dia, tratadas suas doenças oriundas do seu pais de origem, ou adquiridas durante a viagem, recebiam nova documentação pessoal e aguardavam a chegada de barcos para leva-los para seu destino.

 

E durante sua pemanencia na hospedaria das flores, eram assediados por emissarios de coronéis e fazendeiros, que ofereciam locais de trabalho em estados no centro do pais, pois muitos imigrantes, estavam anciosos para estabelecerem-se ou não tinham ainda destinação certa.

Mas Luigi e a familia tinham um objetivo, vir para a zona de colonização italiana no Rio Grande do Sul, onde já estava se instalado alguns conhecidos seus, e já tinham mandado boas noticias, no caso o cunhado Osvaldo Garbo. Logo embarcaram em um novo navio a vapor em direção a Porto Alegre onde chegaram após sete dias de viagem, e logo após o desembarque outro barco de navegação de rio os aguardava e os levou até a localidade de Montenegro na costa do rio Taquari, a viagem durou quase um dia, onde finalmente concluiram a viagem por agua.

 

Na localidade de Montenegro tropeiros (transportadores da época) os aguardavam e os levaram por terra em carroças com seus pertences e/ou em lombos de burros, até a localidade de Caxias do Sul , onde o governo mantinha um departamento de atendimento aos imigrantes, denominado Comissão de Terras e Colonização, onde se instalaram e puderam negociar o lote(colonia) de terra acessivel com os poucos recursos financeiros que ainda dispunham, pois grande parte foi gasto durante a viagem.

Essas novas colonias foram constituidas desde 1884, que foi nos municipios de Veranópolis e Antonio Prado que foram prolongamentos naturais de Caxias do Sul já totalmente ocupada e colonizada.

 

8 - Compra das terras e instalação no novo lar:

 

Em Agosto de 1891 o Luigi Angelo Masiero recebeu o lote de numero 116, registrado no livro SA300 (o livro hoje está arquivado no memorial do imigrante em Porto Alegre), e para chegar ao local denominado geográficamente de linha Almeida, situado no povoado de Santana onde estava iniciando nova colonização, e situava-se na estrada Ernesto Alves partindo do municipio hoje denominado Veranopolis em direção a localidade de Santana que situava-se a 26 km adiante, na encosta do rio da prata, uns 30 km antes de Antonio Prado.

 

O lote comprado ficava a 1 km após a transposição do rio da prata, e tinha 302.500 metros quadrados, o valor do lote concedido pela comissão de terra foi a um custo de de 187.560 réis, e também foi adiantado um auxilio de instalação de 150.380 réis que deveria ser pago em 10 anos. Após alguns dias, receberam mantimentos para sobrevivencia nos primeiros meses, e ferramentas para construir sua casa e então iniciar a derrubada da mata e cultivar da terra.

 

Também em 1891 o Lorenzo Masiero também recebeu um lote o de numero 126, que ficou registrado no livro SA300, com uma área de 151.250 metros quadrados, assumindo uma divida de 157.250 réis do valor da terra e mais 150.380 réis de auxilio para instalar-se no local.

 

Alguns dias após Luigi com a esposa Ana Garbo e os filhos Ferdinando, Lorenzo com a esposa Pierina Volpin e a filha Palmira e o terceiro filho Angelo pegaram a estrada (chamada de picada) já abertas por funcionarios do governo e melhoradas por outros imigrantes que já tinham se estabelecidos na região, seguiram costeando o rio das Antas e entraram no rio da Prata até o local comprado que já estava demarcado pelo governo, onde se estabeleceram e iniciaram uma nova vida.

 

A Divida dos dois lotes foram saldadas junto a comissão de terras em 19 de julhode 1901(de Luigi) e em 24 de dezembro de 1901(lorenzo) respectivamente (conforme registro no livro de dividas do governo).

 

Nos primeiros dias após chegarem aos seus lotes, ficaram hospedados na casa do cunhado, Osvaldo Garbo(irmão de Anna Garbo), que já estava instalado a mais de dois anos , em um lote proximo. Durante semanas derrubaram a mata e com a madeira, que eles mesmos beneficiavam, construiram as suas casas com as ferramentas que receberam do governo. Quando terminaram as casas a mudança da familia, foi comemorada com os moradores do entorno, pois a solidariedade era muito grande entre os colonizadores.

 

Abaixo o mapa da localização do Rio Grande do Sul no mapa do Brail, a localização geográfica da região italiana na serra gaucha onde a maioria dos imigrantes se instalaram após chegarem ao Brasil, e a localidade de Santana onde a familia de Luigi e familia compraram seus dois lotes.

 

 

 

 

mapa do Brasil
Região de colonização Italiana no Rio Grande do Sul
Localização do povoado de Santana, onde se instalaram

            Região entre Veranopolis, Nova Roma do Sul e Antonio Prado onde se instalou Luigi Masiero e sua familia

 

 

9 - Abaixo relação dos filhos de Luigi Angelo Masiero e Anna Garbo que os acompanhou na vinda ao BRASIL;

                              

                          9.1 - Lorenzo Masiero e Pierina Volpin,

 

Lorenzo Masiero nascido em 1866 em Albignasego no Venêto na Italia e Pierina Volpin nascida em 1865 em Casalserugo no Venêto na Italia filha de Luigi Volpin e Luigia Noenta, juntamente com a filha Maria Gioconda Masiero nascida em 1888 em Albignasego na Italia, e Antonio Masiero nascido em 1889 em Albignasego na Italia, desembarcaram 20/4/1881, primeiro no porto do Rio de Janeiro e ficaram hospedados na Ilha das Flores depois seguiram para o Rio Grande do Sul que em 30/08/1891 na Comissão de terras e Colonização compraram um lote de terras, na linha almeida de nº 126 com 302.500m no povoado de Santana, proximo do rio da prata no municipio de Antonio Prado, e também proximo ao lote já comprado pelo pai Luigi, no local construiu sua casa e teve todos os filhos.

 

A seguir uma pequena história de cada filho de Lorenzo e Pierina Volpin que são:

 

1-Maria Giaocona Masiero nasceu na Italia em Albignasego em 1888, e casou-se em 1912 com Vittore Reginato, nascido em 1889 na comuni de Padermo del Grappa na região de Treviso. Após o casamento, mudou-se para a localidade de Nova Bassano na época distrito de Nova Prata, hoje municipio emancipado, e la nasceram os (12) filhos :   Assunta (1912), Angelo (1913), Jose (1914), Genoveva Carolina (1915), Carolina (1915), Dosolina (1916), Abrão (1918), Aurélia (1919), Elvira (1920), Gema (1921), Maria Luiza (1922) e Guilherme (1924).

 

Os filhos de Maria Giacona e Vittore Reginato casaram e tiveram os filhos;

1.1-Assunta Reginato, solteira mudou-se com irmão Guilherme para Pedras Brancas SC e faleceu no local.

1.2-Angelo casou com Regina Minosso em 1935 e tiveram 8 filhos que são: Luiza, Olivia, Rovilio, Dileta Nelso, Iracema, Alderige e Claudio;

1.3-Jose casou em 1936 com Dosolina e tiveram 1 filho, Antonio;

1.4-Genoveva Carolina casou em 1944 com Rodolfo Masiero e tiveram 6 filhos que são: Zenira, Lorival, Lorena, Luiz, Anilse e Juraci;

1.5-Carolina casou com Jose Boschi em 1941 e tiveram os filhos: Domingos, Catarina, Rozina, Pierina, Vitorio e Gelsemina;

1.6-Dosolina casou em Segundo Bonelli em 1943 e tiveram os filhos: Ines, Idalina, Gessenina e Itacir;

1.7-Abrão casou com Angelina Campana em 1946 e tiveram os filhos: Jolcelina e Nevio;

1.8-Aurélia Casou com Angelin Minotti;

1.9-Elvira casou com Antonio Sartori;

1.10-Gema ....

1.11-Maria Luiza Casou com Serefino Angelo Bassani e tivera os filhos: Belmiro, Helena, Idene, Valquiria, Leonel e Juarez;

1.12-Guilherme casou em 1955 com Lurdes giraldelo e tiveram os filhos: Luiz Carlos, Maria Luiza, Terezinha, vitório, Rosalina, Ines, Nelsa, Danilo, Jandir e Gilmar.

 

Após constituirem as familias nasceram os filhos e netos e permanecem na região em varios municipios.

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero por Juraci, Anilse, Zenira e Aldrige, Nelso, Danilo e Daiane Reginato, Maria Reginato todos netos ou bisnetos de Maria Giacona Masiero e Vittore Reginato.

 

Maria Giacona faleceu em 1960 e Vittore Reginato em 1960, e estão sepultados no cemitério de Entre Rios no municipio de São Jorge RS.

 

2-Antonio Masiero nasceu na Italia em Albignasego em 1890, vindo a falecer durante a viagem para o Brasil em 1891.

 

3-Abramo Masiero nasceu na linha almeida, no povoado de Santana no municipio de Antonio Prado em 1892, e faleceu em 1915, com 23 anos de acidente durante o corte de uma arvore, ainda solteiro.

 

4-Palmira Masiero nascida na linha almeida, no povoado de Santana em 1894, cresceu na localidade la cresceu e conheceu Antonio Martello nascido em Albignasego, Veneto na Italia em 1884, e casou em 1908, tiveram (16) filhos que são:

José Carlos (1910), Antonia (1912), a vida estava dificil, a produção na terra não era suficiente para o sustento da familia e o casal resolveu mudar-se para a localidade de Nova Basano distrito de Nova Prata(RS), onde já morava sua irmã Maria Giacona e o marido Vittore Reginato, e em Nova Basano nasceram os filhos : Assunta (1914), Angelin (1916), Luiz (1918), João (1920).

 

Em torno de 1920, mudou-se novamente com toda familia para o municipio de Sananduva(RS), onde nasceram os filhos : Amalia(1922), Maria(1924).

 

Novas dificuldades surgiram para criar uma familia numerosa em terras pouco produtiva de Sananduva e novamente em torno de 1925 mudaram-se com toda familia para o municipio de Erval Grande-RS, onde nasceram Odila (1936), Anailde (1938), Devina (1926), Fiorindo (1934), Valdomiro (1928), Luiza (1930), Vicente (1932) e Jandir (1943).

 

Os filhos de Palmira e Antonio Martello foram casando e tiveram os filhos:

4.1-Jose Carlos casou com Amalia Secco, e não obtivemos informações da familia;

4.2-Antonia Casou em 1932 com Arcangelo Foscarini e tiveram 11 filhos que são: José, Antonio, Santina, Agenor, Elvira, Maria, Lourdes, Graciema, Nelson, Izaura e Teresinha;

4.3-Assunta casou com Albini Sarolli e não obivemos informações da familia;

4.4-Angelo em 1940 casou com Angelina Tessaro e tiveram 15 filhos que são: Ida, Vilma, Reni, Dilce, Maria, Inês, Alzira, Salete, Cirlete, Amauri, Ademir, Altamir, Valmor e Roseli;

4.5-Luiz casou em 1941 com Regina Usbeli e não obtivemos informações da familia;

4.6-João casou em 1941 com Catarina Dalprá e tiveram 4 filhos que são: Angelo, Maria, Julia e Luis Adorino; depois casou com Maria Castanha em 1951 e tiveram 4 filhos que são: Nelson, Olino, Nedia e Nelci;

4.7-Amalia casou em 1944 com Selvino Bertollo, e não obtivemos informações da familia;

4.8-Maria casou em 1945 com Altelmo Bertollo e não obtivemos informações da familia;

4.9-Delvina casou em 1946 com Anibal Vassoler e tiveram 1 filha: Vera Lucia;

4.10-Valdomiro faleceu com 25 anos em Vista alegre municipio de Erval Grande RS.

4.11-Luiza, não obtivemos informações da familia;

4.12-Vicente, não obtivemos informaçoes da familia;

4.13-Florindo casou em 1969 com Ines Marcante e tiveram 3 filhos que são: Edmo, Ivete e Dulcimar;

4.14-Odila casou em 1956 com Provino Marcante;

4.15-Anailde casou com Antonio Sokoloski;

4.16-Jandir em 1964 casou com Inelvi Silvani e tiveram 5 filhos que são: Ladimor, claudimor, Rosmari, Tania Maria e Ivan;

 

Em cada mudança de cidade, os filhos casavam e permaneciam com a familia nessas localidades, atualmente os filhos e netos de Palmira e Antonio, moram nos municipios de Nova Prata, Sananduva, Erval Grande, Xapecó(SC), e outras localidades.

 

Palmira faleceu em 1963 e Antonio Martello em 1975 e ambos estão sepultados no cemitério municipal de Erval Grande RS.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero por Jandir Martello 16º filho de Palmira, morador de Xapeco SC , Raquel Martelo neta de Angelo Martelo, Luis Aldori Martelo Neto de Palmita e Nelci Martelo filha de Luiz Aldori .

 

5-Assumpta Valentina Masiero nasceu em 1897 na linha Almeida no povoado de Santana no municipio de Antonio Prado em 1897, onde cresceu, conheceu e casou-em 1915 com Honorato Ventura Cadore nascido ma linha almeida em 1897, o casal permaneceu na região onde tiveram os 7 filhos que são:

Aurélia (1919), Afonso (1921), Olívia (1920), Teresa (1925), Geraldo Lourenço (1928), Irmã (1931) e Alice (1933) todos constituiram familia e mudaram-se para varios municipios do RGS.

 

Os filhos de Assumpta Valentina e Honorato Ventura Cadore foram casando e tiveram os filhos:

5.1-Aurélia casou em 1949 com Zeferino Marcos Franzon e tiveram 2 filhos: Celia e Helio Honorato;

5.2-Afonso casou em 1958 com Ignes Marin e tiveram 3 filhos: José Carrrlos, Idelfonso e Aurelio Caros;

5.3-Oliva cassou em 1937 com Francisco Castanha e tiveram os filhos: Laura, rovilio, Isolda, Maria Luiza, Alcides e Tania Maria;

5.4-Tereza casou em 1946 com Ancebiades Antonio Zolet e tiveram os filhos: Rita, Jorge, Rosana, Roseli e Josmar;

5.5-Geraldo casou m 1950 com Graciosa Lourdes Marin e tiveram os filhos: Maria de Lourdes, Vilson antonio, Euclides, Sonia Maria, Luizs Carlos, Ieda Beatriz;

5.6-Irmã casou em 1950 com Antono Angelo Riva e tiveram os filhos: Hélio, Marco e Roberto Angelo;

5.7-Alice faleceu com 19 anos em Antonio Prado.

 

Assumpta faleceu em 1991 e Honorato Ventura Cadore em 1981 e ambos estão enterrados no cemtério mununicipal de Antonio Prado RS.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero por Irma e Geraldo Cadore filhos de Assumpha Masiero e Jose Cadore Descendente de Isidore Cadore.

 

6-Luiz Masiero nasceu em 1899 na linha Almeida no povoado de Santana no municipio de Antonio Prado, onde conheceu e casou-se 1921 com Paulina Zanaro nascida em 1900 na linha Almeida.

Logo após o casamento mudou-se para o povoado fundado por imigrante poloneses denominado de Santana Velha em Antonio Prado, onde nasceram os filhos: Anita (1922), Santina 1924), Teresa (1926), Antonio (1928), Afonso (1930).

 

Em torno de 1930 incentivados por Ferdinando Masiero e Maria Costa, moradores em Ouro SC, mudaram-se para para linha bonita emOuro SC, e la nasceram os demais filhos: Lourenço (1934), Rosalina (1932), Maria (1937), Adelaide (1940), Pierina (1938) e Lourdes Catarina(1943);

 

Os filhos de Luiz e Paulina Zanaro casaram e tiveram os filhos:

6.1-Ana casou em 1922 com Domingo Toigo e tiveram os filhos: Ermelinda, Maurilia, Inês, Irineu, Iracilda, Lurdes, Nelson, Neiva, Neusa e Marizete;

6.2-Santina casou em 1924 com Maximiliano Poggere e tiveram 8 filhos: Angelina, Veriatto, Cecilia, Catarina, Terezinha, Luis, Elizabete e Lourdes. Após o falecimento Maximiliano casou em torno de 1960 com Waldemar Trevisol;

6.3-Teresa casou em 1928 com Isidoro Pozzebom e tiveram os filhos: Antonio, Iride, Lidia, Luiz, Osvaldo, Vilmar, Elizabete;

6.4-Antonio faleceu em Catanduvas em 2017;

6.5-Afonso casou em 1930 com Assunta Antonello e tiveram 8 filhos que ssão: Luiz Antonello, Angelin, Ivo, Itacir Severino, Jandir, Rosalina, Catarino e Antonio;

6.6-Lorenço casou em 1960 com Ana Brunetto e tiveram 5 filhos que são: Salete, Jair, Gleci, Cilia e Elizabete;

6.7-Rosalina casou em 1953 com Laudelino dos Santos e tiveram os filhos: Leonir, Osni, Luis Carlos, Fatima, Ademar, Leocir, Jocemar e Genelcidos;

6.8-Maria casou em 1955 com Bento Bueira e tiveram 3 filhos: Valmir, Vânia e Argeu;

6.9-Pierina Solteira mudou-se para Catanduva PR.

6.10-Adelaide casou em 1957 com Napoleão Gonçalves de Moraes e tiveram 2 filhos:Eliane e Edimar;

6.11-Lourdes Catarina casou em 1957 com Vitório Znaro e tiveram 4 filhos: Marli Teresenha, Marci, Pedro e Marilei;

Novamente em 1945 Luiz e Paulina e os filhos mudaram-se novamente para o Oeste do Paraná, no municipio de Catanduvas, onde seus filhos cresceram constituiram familias e ainda moram até hoje na região. 

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero, por Lorenço Masiero, Angelin Maziero, Ailson Masiero, Itacir MasieroMarci Zanaro, Iracilda Tuigo, todos descendentes de Luiz Masiero.

 

Luiz faleceu em 1983 em Catanduva PR e Paulina Zanaro faleceu em 1986 e estão sepultados no cemitério municipal de CatanduvaPR.

 

7-Baptista Masiero nasceu em 1901 na linha Almeida no povoado de Santana, proximo ao rio da prata, no municipio de Antonio Prado, cresceu no local e conheceu e casou-se 1919 com Elisa Cadore nascida em 1902 também na linha Almeida.

Desse casamento nasceram os 7 filhos: Rodolfo(1921), Atílio (1923), Ernesto (1925), Candido (1929), Olivo (1931), Lourenço (1933) e Lidia (1934).

 

Em 1939 com falecimento de Elisa Cadore, Baptista casou-se novamente em 1941 com Maria Guarda nascida em 1902 em Veranópolis-RS, filha de Lucas Guarda e Giusepinna Sartori, e tiveram 3 filhos, que são:

Elisa (1943), Melci (1944) e Ancila (1947).

Todos os filhos de Baptista, nasceram e foram criados no povoado de Santana (próximo ao Rio da Prata).

 

Os filhos de Baptista e Elisa Cadore depois Maria Gauarda casaram e tiveram os filhos:

7.1-Rodolfo casou em 1944 com Genoveva Carolina Reginato e tiveram os filhos: Zenira, Lorival, Lorena, Luiz, Anilse e Jaraci;

7.2-Atilio casou em 1949 com Mirte de Bonna e tiveram os filhos: Clovis, Rosali Maria, Maria Elisa, Alice Carmen, Angela Maria, Marta Angelica, Marcos Antonio, Miguel Angelo e Lucas Simão;

7.3-Ernesto casou em 1951 com Higiene Angela Bogoni e tiveram os filhos: Jaime, Ivan Jose, Volney Antonio, Ivone Tereseenha e Elio;

7.4-Candido casou em 1950 com Catharina Maria Nardello e tiveram os filhos: Emir, Neli e Clovis;

7.5-Olivio casou em 1972 com Ilda Gemma Chiaradia e tiveram os filhos: Eduardo e André;

7.6-Lidia casou em 1960 com Laurindo Furlan e tiveram os filhos: Elisa, Marines, Sandra Maria e Marina;

7.7-Elisa Casou em 1962 com Severino Fellipio e tiveram os filhos: Fernando, Monica e André

7.8-Melci casou em 1975 com Nair Bellé e tiveram os filhos: Marcio e Marco;

7.9-Ancila Maria casou em 1971 com Otacir Marin e tiveram os filhos: Cristiane e Patricia.

 

Todos os filhos de Baptista casaram conheceram suas companheiras no povoado de Santana, após casarem mudaram-se para para localidades distantes longe do seu nascimento.

Rodolfo e Olivio mudaram-se para Nova Prata, Candido, Lidia e Lourenço mudaram-se para Porto Alegre, Ernesto mudou-se para Caxias do Sul, Atilio mudou-se inicialmente para São Miguel do Oeste-SC, depois para Sananduva e finalmente para Francisco Beltrão no Paraná, os filhos e netos dos citados moram nestas localidades.

 

(clique e veja a historia vivida por Atilio Masiero casado com Mirte de Bonna).

 

Finalmente Melci, Ancila mudaram-se para a sede do municipio de Antonio Prado e Elisa mudou-se para o municipio de Carazinho.

 

Batista faleceu em 1986 Elisa Cadore faleceu em 1939 e Maria Guarda faleceu em 1974 e todos estão sepultados no cemitério municipal de Antonio Prado.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero por Luiz, lorival, juraci filhos de Rodolfo Masiero, Atilio Masiero e filhas Rosali e Angela, Jaime filho de Ernesto Masiero, Ilda Gema Chiaradia esposa de Olivo Masiero, Marines Furla filha de Lidia Masiero, Lorenço Masiero, Fernando Filippio filho de Elisa Masiero, Melci Masiero, Cristine e Patricia Marin filhas de Ancila Masiero.

 

                  9.2 - Ferdinando Masiero e Maria Genoefa Costa

 

Ferdinando Masiero nascido em 1874 em Albignasego, região do Venêto na Italia, embarcou com o pai Luigi Masiero e a mãe Anna Garbo chegou ao Brasil em 1891, com 16 anos e morou com os pais e o irmão Angelo no lote 126 da linha Almeida em Antonio Prado. Na linha Almeida cresceu e conheceu Maria Genoefa Costa , ela nascida em 1879 na localidade de Rotzo Altipiano de Asiago no norte da Italia, filha de Antonio Costa e Catherina Della Costa e casaram-se em 1 de abril de 1894, e foram morar com os pais de Ferdinando. no povoado de Santana onde nasceu a primeira filha Anna Elvira Masiero(1895).

 

Mas em 1896, devido as dificuldades de cultivar nas terras do pai, pois não conseguia tirar o sustento de sua familia resolveu mudar-se para o distrito de Protasio Alves do municipio de Lagoa Vermelha, onde ja moravam os pais de Maria Costa.

Em Protasio Alves nasceram os filhos:

Luis Masiero (1902), Albino (1904), Theresa (1906), Pierina (1908), Antonio Fernandes (1910), Lucia (1912, Cezira (1914), Amélia (1916), Carolina (1918).

 

Em 1920 por influencia dos irmãos de Maria Genoefa Costa e após o casamento do seu filho Luis Masiero, que já tinha terras e uma serraria na localidade de Capinzal em Santa Catarina, mudou-se com toda familia para a proximidade de Capinzal, na localidade de linh Bonita (hoje linha Maziero) e lá ainda tiveram os filhos Augusta (1920) e Theodorico (1922) totalizando 12 filhos.

 

Consultando e pesquisando com parentes do passado, nenhum consegiu me informar o que aconteceu com o casal e filhos, nem para onde foram. Mas as coisas quando é para acontecer, acontece. Procurando na Internet informações sobre a familia Masiero, localizei um filme no Youtube, sobre um encontro da familia Maziero no localidade de Pinheiro Alto no municipio de Ouro em Santa Catarina em 1910.

Entrei em contato com alguns dos organizadores do encontro e consegui informações que Ferdinando e Maria Genoefa Costa com todos os filhos pequenos, adolescente e casados mudaram-se em 1920 para localidade de Linha Bonita no distrito de Ouro(hoje municipio) do municipio de Capinzal,

 

(veja a Historia da mudança de Protasio Alves distrito de Lagoa Vermelha no RGS para linha bonita distrito de Ouro-SC no municipio de Capinzal Sta Catarina).

 

Ferdinando e Maria mudaram-se com toda familia de Protasio Alves até localidade de Ouro em Santa Catarina. Era tanto Masiero/Maziero no povoado que passou a chamar-se de Linha Maziero, permanecendo o nome até hoje.

 

Ferdinando faleceu em 1960 em linha Bonita Ouro SC e Maria Genoefa Costa faleceu em 1953 em linha bonita Ouro SC e ambos estão sepultados no cemitério de linha Maziero, construido por Ferdinando(quando ainda vivo) e filhos e doado a comunidade da região.

 

A seguir pequena história dos filhos de Ferdinando Masiero:

 

1-Anna Elvira Masiero, nasceu em 1895 no distrito de Santana em Antonio Prado RS, um ano após o seu nascimento mudo-se com os pais para linha Primavera no distrito de Protásio Alves RS no municipio de Lagoa Vermelha.

Na localidade conheceu e casou-se com Antonio Prigol em 1917.

Em Protasio Alves nasceram os 7 primeiros filhos: Uliana (1915), Eugenio Fernandes(1918), Albino (1920), Olimpio (1922), Joaninha (1929), Dionisio (1931) e Justina (1933).

Em torno de 1933 mudaram-se com todos os filhos para localidade de Sagrado Coração no municipio de Seara em Sta Catarina. Lá nasceram mais 3 filhos: Adurino (1935), Ermindo (1937) e Dorvalino (1939).

 

Os filhos de Anna Alvira e Antonio Prigol cresceram e casaram e tiveram os filhos:

1.1-Uliana casou em 1935 com Américo Zanin e tiveram 13 filhos sendo 8 em Protasio Alves RS e 5 em Seara SC, e que são: Etevaldo, Elzino, Ildo, Salete, Carmen, Lucia, Telvi, Olvide, Divino, Levino, João, Simon e Jovino;

1.2-Eugenio Fernandes casou em 1940 com Genoveva Benin e tiveram 8 filhos sendo 4 em Protasio Alves RS e 4 em Seara SC, e que são: Zenaide, Gino, Geni, Arduino, José, Egidio, Inês, Deolide e Hildo;

1.3-Albino casou em 1944 com Norma Zenin e tiveram 6 filhos em Seara SC que são: Arestides, Isolete, Ademir, Lorena, Janete e Leunice;

1.5-Olimpio casou em 1944 com Dolores Paludo e tiveram 2 filhos em Seara SC que são: Sergio e Clair Antonio;

1.6-Joaninha casou em 1950 com Alberto Luiz Deitos e tiveram 7 filhos em Seara SC que são: Antonio, Antoninha, Natalina, Celi, Gilmar, Gelsimar e Jair;

1.7-Dionisio casou em 1951 com Maria Capelaro e tiveram em Seara SC os 7 filhos que são: Antiogenes, Graciolina, Gloria, Jorge, Nevi, Arlete, e Ana Ciluar;

1.8-Justina casou em 1952 com João Bedin e tiveram em Seara SC os 10 filhos que são: Neli, Denir, Salete, Ana, Isolete, Marines, Maristela, Marileide, Janie e Everaldo;

1.9-Adurino casou em 1963 com Jacir Barbieri e tiveram em Seara SC os 7 filhos que são: Nailton, Nilson, Neimar, Neide, Soni, Graciela e Elton;

1.10-Erminio nasceu em Seara sC em 1937 e não foram localizados sua familia;

1.11-Dorvalino casou em 1959 com Olimpia Zanluchi e tiveram em Seara SC 1 filho de nome Deoni;

 

Os filhos após casamento nasceram os netos e bisnetos e quase todos moram na cidade de Seara-sc ou em comunidades no interior do municipio.

 

O Anna Elvira Masiero faleceu em Seara-SC em 1980 e esta enterrada no cemitério da cidade, Antonio Prigol faleceu em 1971 em Ipira-SC, e esta enterrado Seara-SC.

 

informações repassadas por Nailton Prigol, Clair Antonio Prigol, Egidio Prigol e Hildo Prigol todos netos de Anna Elvira Masiero.

 

2-Luiz Masiero, nasceu em 1902 na linha Primavera, no distrito de Protasio Alves, (hoje municipio), do municipio de Lagoa Vermelha-RS. Em 1920 casou-se com Maria Justina Prigol e mudou-se para localidade de Linha Bonita (hoje Linha Maziero) no distrito de Ouro-SC no municipio de Capinzal-SC.

No municipio de Ouro-SC nasceram os 13 filhos que são:

Aparicio (1922), Oliana (1924), Lino João (1926), Izaltino (1928), Aurora (1930), Isolina (1932), Joana (1933), Albina (1934), Ines (1936), Carmela (1938), Fernandes (1940), Gentila (1942), Diolindo (1944).

 

Os filhos de Luiz e Maria cresceram e casaram com :

2.1-Aparicio casou em 1943 com Olimpia Zanini e tiveram em Ouro SC os 10 filhos que são: Docelira, Ivalino, Irma, Ilce, Nelson, Salete, Antonio, Iraci, Juraci e Oneide;

2.2-Oliana casou em 1944 com Abramo Colombo e tiveram em Ouro SC os 4 filhos que são: Cledio, Ezito, Elcir e Ademir;

2.3-Lino João casou em 1948 com Ignes Colombo e tiveram em Ouro SC os 5 filhos que são: Vilson, Celito, Gilmar, Jurandir e Geci;

2.4-Izaltino casou em 1947 com Maria Marta Toti e tiveram em Ouro SC os 6 filhos que são: Moacir, Leanir, Valcir, Jair, Valdecir e Adriane;

2.5-Aurora casou em 1950 com Marcelino Zanini e tiveram em Ouro SC os 8 filhos que são: Cleosa, Diocelir, Claiir, Deolino, Dionir, Diomir, Cleide e Diocelino;

2.6-Isolina casou em 1951 com Pedro Paulo Brambila e tiveram Ouro SC os 5 filhos que são: Sady, Justina, Luiz, Carmen e Vilmar;

2.7-Joana casou em 1954 com Djalmo Bareta e tiveram em Ouro SC os 6 filhos que são: Luis, Jair, Amauri, Jacira, Vera e Silvana;

2.8-Albina casou em 1954 com Massueto Gubert e tiveram em Ouro SC os 6 filhos que são: João, Amarildo, Benito, Nelci, Geovania e Noeli;

2.9-Ignes casou em 1955 com Albino Colombo e tiveram em Ouro os 3 filhos que são: Maria Luiza, Odete e Terezinha;

2.10-Carmela casou em 1958 com Paulo Cruz e tiveram em Ouro SC os 3 filhos que são: Rene, Luis e Carlos;

2.11-Fernandes casou em 1960 com Luiza Baretta e tiveram em Ouro SC os 5 filhos que são: Célio, Maria Célia, Altair José, Vildete e Paulo Cezar;

2.12-Gentila casou em 1962 com Matias Lanhe e tiveram em Ouro SC os 2 filhos que são: Lucimar e Edelberto;

2.13-Diolindo casou em 1964 com Delpina Baretta e tiveramem Ouro SC os 4 filhos que são: João Carlos, Jeferson, Rejane e Vanuza;

 

Os filhos de Luiz Maziero e Maria Justina Prigol todos nasceram em Ouro-SC e casaram no local e nasceram os netos e bisnetos. Alguns moram em cidades da rendondeza.

 

Luiz Maziero faleceu em 1874 e Maria Justina Prigol faleceu em 1973, ambos em linha bonita em Ouro SC, e estão sepultados no cemitérios de linha Maziero.

 

Informações repassadas por Fernandes Maziero, Diolindo Maziero, Ernesto Adriano Maziero, todos descendentes de Luis Masiero

 

3-Albino Masiero, nasceu em 1904 no distrito de Protasio Alves (hoje Municipio) do municipio de Lagoa Vermelha-RS. Em 1920 com 16 anos, mudou-se com a familia para localidade de Linha Bonita (hoje Linha Maziero) no distrito de Ouro-SC (hoje Municipio) no municipio de Capinzal-SC.

Albino faleceu em 1931 na linha bonita e lá foi sepultado.

 

4-Antonio Fernando Masiero, nasceu em 1905 na linha Primavera, no distrito de Protasio Alves (hoje Municipio) do municipio de Lagoa Vermelha-RS, com 10 anos mudou-se com toda familia para a localidade de Linha Bonita (hoje Linha Maziero) no distrito de Ouro-SC (hoje Municipio) no municipio de Capinzal-SC. Lá cresceu e conheceu Ignês Zucollo com quem e casou em 1926.

O casal teve 14 filhos todos nascidos em Ouro-SC, e que são:

Irineu (1928), Alfeu (1928), Adiles (1930), João (1932), Albino (1934), Izaltino (1936), Maria (1938), Aurora (1939), Norma (1942), Alice (1944), Lodoveu (1946), Cerjo (1948), Imelda (1950) e Dirceu (1952).

 

Os filhos de Antonio e Ignes Zucollo todos nasceram em Ouro onde cresceram e se casaram e tiveram os filhos:

4.1-Irineu casou em 1949 com Eleonora Mate e tiveram 6 filhos, que são: Naudi, Vania, Vitor, Vera, Neide e Neiva Madalena;

4.2-Alfeu casou em 1948 com Leonilda Rech e tiveram 6 filhos, que são: Anildo, Diirce, Zenaide, Enilse, Celia e Kely Cristina;

4.3-Adiles casou em 1947 com Dinarte Colombo e tiveram 8 filhos, que são: Alides Liberta, Amélia Leonice, Maria Salete, Noveli Angelo, Amilton Luiz, Helena Maria, Osmarina Carmen e Celio Carlos;

4.4-João casou em 1958 com Elcy Montanari e tiveram 3 filhos, que são: Myriam Madalena, RoyRoger e Sami Jorge Candido;

4.5-Albino casou em 1954 com Maria Beatriz Ribeiro e tiveram 3 filhos, que são: Dorival, Admir e Rosemery Aparacida;

4.6-Maria casou em 1956 com Henrique Colombo e tiveram 5 filhos, que são: Edineia Salete, Eloysio Antonio, Elói Crame, Elaine Teresinha e Heroito Carlos;

4.7-Laurindo nasceu em Ouro SC em 1936 e faleceu em Ouro em 1937;

4.8-Aurora casou em 1958 com Alvadi Manfredini e tiveram 5 filhos, que são: Alcioni Maria, Antonio Carlos, Ana Maria, Adalberto Tulio e Andreia;

4.9-Norma casou em 1960 com Armintio Anselmo Schwingel e tiveram 4 filhos, que são: Amauri Arnoldo, Áureo, Alceu e Leandro;

4.10-Alice casou em 1963 com Valmor Izaltino da Silva e teve 3 filhos, que são: Telma Cristina, Marlos Jabson e Valmor Junior;

4.11-Lodoveu casou em 1966 com Cristina Trembulak e tiveram 2 filhos, que são: Marcelo e Allex Cristian;

4.12-Cerjo casou em 1969 com Marlene Balbinotti e tiveram 2 filhos, que são: Sergio Roberto e Juliana;

4.13-Imelda casou em 1969 com João Prates Borges e tiveram 2 filhos, que são: Carla Angelica, Maria Georgia;

4.14-Dirceu casou em 1973 com Maria do Carmo e tiveram 2 filhos, que são: Adrian Roger e Maria Lidiane.

 

Antonio Faleceu em 1999 e Ignes Zucollo faleceu em 2001 ambos em linha Maziero em Ouro SC e estão enterrados no cemitério local.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero, na totalidade de todos os descendentes de Antonio Fernando Maziero por Alcioni Maria Manfredini de Campos filha de Aurora Masiero e neta de Antonio Fernando Masiero.

 

 

5-Theresa Masiero, nasceu em 1906 na linha Primavera, no distrito de Protasio Alves (hoje Municipio) do municipio de Lagoa Vermelha-RS. Em 1920 com 12 anos mudou-se com toda familia para localidade de Linha Bonita (hoje Linha Maziero) no distrito de Ouro-SC no municipio de Capinzal-SC.

Na localidade cresceu, conheceu e casou em 1926 com Domingos Prigol e tiveram 10 filhos que são:

João Ferdinando(1920), Aristides(1921), Luiz(1923), Natalino(1925), Maria Uliana(1928), Olga(1931), Albina(1933), Iris(1936), Vitória Graciosa(1938), Névio(1942);

 

Os filhos de Tereza e Domingos Prigol cresceram e se casaram e tiveram os filhos:

5.1-João Ferdinando casou em 1941 com Clementina Zucchi e tiveram 3 filhos que são: Juraci, Zeferino e Rui;

5.2-Aristides casou cem 1941 com Rosinha Falavinha e tiveram 7 filhos, que são: Iraci, Rosmari, Aluir, Ivone, Ary, Marivone e Ivonete;

5.3-Luiz casou em 1942 com Nicolina Dorigon e tiveram 10 filhos, que são: Ilidia, Onira, Nilva, Joacindo, Alcione, Zuleima, Zeli, Sergio e Adauto;

5.4-Natalino casou em 1946 com Zilak Baretta e tiveram 9 filhos, que são: Anita, Eronides, Ivete, Jandira, Jaime, Antonio, Celio, Rogério e Roseli;

5.5-Maria Uliana casou em 1947 com Altair Moreira e tiveram 8 filhos, que são: Leonir, Teresa, Antonio, Neiva, Angela, Dirceu, Anite e Helena;

5.6-Olga casou em 1957 com Alexandre Andreis e tiveram 10 filhos, que são: Laudemira, Doceliria, Iria, Ademar, Nilva, Azidio, Neiva, Elizete, Herson e Claudio;

5.7-Albina casou em 1951 com Ulisses Quioca e tiveram 6 filhos, que são: Ester, Nelson, Justina, Loreni, Vanda e Adauri;

5.8-Iris casou em 1954 com José Modena e tiveram 6 filhos, que são: Rodoberto Luiz, Amauri José, Rudimar, Edivan Cezar, Marcos Edivan e Carlos Eduardo;

5.9-Vitória Graciosa casou em 1958 com Nivaldo Melo de Almeida e tiveram 3 filhos, que são: Celso, Flavio Francisco e Geraldo Antonio;.

5.10-Nevio casou em 1953 com Idavina Modena e tiveram 3 filhos, que são, Adauri, José Carlos e Luciana;

 

Os demais descendentes de Tereza e Domingos moram em Ouro SC, e outras cidades na região

Tereza faleceu em 1976 e Domingos Prigol faleceu em 1971 ambos faleceram em linha Bonita e estão sepultados no cemitério de linha Maziero;

 

informações repassadas por Luciana Prigol, Justina Prigol, Marco Prigol, Rudimar Modena, Carlos Frederico Prigoli e Neiva Prigol, todos netos ou bisnetos de Theresa Masiero, moradores em Zórtéia, Florianipolis, Concordia e Caçador em SC e Cascavel no PR;

 

6-Pierina Masiero, nasceu em 1908 na linha Primavera, no distrito de Protasio Alves do municipio de Lagoa Vermelha-RS. Em 1926, com 12 anos mudou-se com a familia para linha Bonita, no distrito de Ouro SC, no municipio de Capinzal.

Já morando na localidade de Linha Bonita (hoje Linha Maziero) no distrito de Ouro SC, Pierina cresceu e conheceu Vitório Matielo com quem casou em 1926. Após casamento mudou-se com marido para terras adquiridas em linha Pinheiro Ouro SC.

 

Dessa união nasceram os 11 filhos, que são:

Oreste(1926), Maximino(1928), Maria (1932), Placida (1934), Antenisca (1936), Lurdes (1940), Olde (1941), Antoninho(1944), Grispino (1946), Alvize (1948), Abilio(1950);

 

Os filhos de Pierina e Vitório Matielo nasceram em Ouro, casaram e tiveram os filhos:

6.1-Maximino casou em 1949 com Zilda Colombo e tiveram os 7 filhos em Ouro que são: Alcionis, Aldete, Juacildo, Juares Luis, Angela Maria, Justina e José Renato;

6.2-Orestes casou em 1950 com Valdemina Baretta e tiveram os 4 filhos em Ouro que são: Ivone, Clementini, Delvina e Jamile, e moram na cidade de Descanso SC;

6.3-Maria, somente as informações que obtivemos é que Maria nasceu em Ouro SC, morou em Ipira SC e finalmente estabeleceu-se em Irani SC;

6.4-Placida casou em 1954 com Marino Viganó e os 6 filhos nasceram em Ouro SC, que são: Anita Santina, Atilio, Adélio, Adélia, Sadi e Zélia Maria;

6.5-Antenisca casou em 1956 com Análio Andreis e os 6 filhos nasceram em Ouro SC, que são: Antoninho, Darci, Vilson, Ivete, Anita, e Assunta, e moram em Descanso SC;

6.6-Lurdes casou com Alduino Colombo, e as informações que obtivemos é que moram em Descanso SC;

6.7-Olde casou em 1964 com Nadir Mantovani, e tiveram 2 filhos em Joaçaba SC que são: Marli e Oneide;

6.8-Antoninho nasceu em Ouro SC, em 1944 e faleceu no local com 18 anos;

6.9-Grispino casou em 1967 com Nicola Matielo os 3 filhos nasceram em Capinzal SC que são: Sila, Nelson e Arnildo, e moram em Joaçaba SC;

6.10-Alvize casou em 1968 com Adiles Baretta e o filho nasceu em Capinzal SC de nome, Paulo, e mora e Joaçaba SC;

6.11-Abilio casou em 1970 com Rosalina Reck e nasceram em Capinzal os 5 filhos que são: Lucimar, Osmar Antonio, Veroni Salete, Jair e Jones Rene;

 

Os demais descendentes de Pierina e Vitório Matielo moram em Ouro SC e outras cidades da região.

 

Pierina faleceu em 1961 em linha Pinheiro em Ouro SC e Vitorio Matielo faleceu em linha Pinheiro em Ouro e estão sepultados no cemitério de linha Maziero.

 

Informações repassadas para Emir Masiero por Angela Matielo, Patricia Matielo e Alana Matielo, netas

e bisneta de Pierina Masiero.

 

 

7-Lucia Masiero, nasceu em 1912 no distrito de Protasio Alves (hoje Municipio) do municipio de Lagoa Vermelha-RS, com 10 anos mudou-se com toda familia para a localidade de linha bonita no distrito de Ouro em SC.

 

 

8-Amélia Masiero, nasceu em 1916 na Linha Primavera no distrito de Protasio Alves (hoje Municipio) do municipio de Lagoa Vermelha-RS, com 4 anos mudou-se com toda familia para a localidade de linha bonita no distrito de Ouro em SC.

Na localidade cresceu e conheceu Marco Muraro com quem casou em 1930 e mudou-se para Capinzal e tiveram os 11 filhos que são:

Maria(1930), Fiorentino(1932), Honorino(1934), Gecelmina(1936), Salvindo(1938), Teresinha(1942), Aurora(1945), Darci(1947), Salete(1950), Deolindo(1954) e Antonio (1959);

 

Os filhos de Amélia e Marco Muraro casaram em Ouro SC com e tiveram os filhos:

8.1-Maria casou em 1949 com Dejalmo Baretta e tiveram os 6 filhos, que são: Adenor, Terezinha, Celito, Velocindo, Elis e Maricelda;

8.2-Florentino casou em 1953 e tiveram os 4 filhos, que são: Joacildo, Alice, Nilza e Luiz, após casamento Mudou-se para Descando SC onde nasceram os filhos em torno de 2000, mudou-se para Guarantan do Norte no Mato Grosso;

8.3-Honorino casou em 1955 com Horaci Oneda e tiveram 2 filhos, que são: Marilene e Roze;

8.4-Gecelmina casou em 1957 com Hélio Baretta, e tiveram 8 filhos, que são: Rubem, Rui, Romeu, Rejane, Rozello, Roberto, Rosangela e Rozicléia;

8.5-Salvindo casou em 1959 com Noêmia, e tiveram 7 filhoa, que são: Osni, Orli, Marilene, Marileis, maarinez, Janete e Adriana;

8.6-Teresinha casou em 1962 com Dercilio Moro, e tiveram 3 filhos, que são: Marinilce, Neocir e Jucimara;

8.7-Aurora casou em 1967 com Belmiro correa, e tiveram 2 filhos, que são: Angelita e Eleunides;

8.8-Darci casou em 1970 com Alcioni Sartori e tiveram 2 filhos, que são: Lucimara e Paulo;

8.9-Salete casou em 1976 com Romalino da Silva e tiveram 5 filhos, que são: Simara, Semildo, Simone, Sidione e Sideneida

8.10-Deolindo casou em 1976 com Maria Baretta e tiveram 2 filhos, que são: Claudice e Claudinei;

8.11-Antonio casou em 1979 com Clarinda da Silva e tiveram 4 filhos, que são: Simone, Marcos Antonio, Marcio e Marcelo;

 

Amélia faleceu em 1992 em linha Pinheiro Ouro e Marco Muraro faleceu em linha Pineiro em Ouro SC e estão sepultados no cemitério local.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero em 2020 por Antonio Muraro, filho de Marco Muraro morador de Linha Maziero em Ouro SC.

 

9-Cezira Masiero, nasceu em 1914 na linha Primvera no distrito de Protasio Alves do municipio de Lagoa Vermelha-RS, com 8 anos mudou-se com toda familia para a localidade de linha Bonita no distrito de Ouro em SC.

Cezira cresceu em linha Bonita em Ouro-SC, la conheceu e casou em 1935 com Adelino Vigano, e após casamento mudou-se para linha Sagrado onde nasceram os 9 filhos: Elio(1937), Selvina(1939), Gersino(1941), Nair(1943), Itacir(1945), Lucia(1948), Mariazinha(1951), Darci(1953) e Paulo(1956);

 

Os filhos de Cezira e Adelino Vigano nasceram os 9 filhos que casaram e tiveram os filhos:

9.1-Elio casou em 1958 com Ernesta Rizzi e tiveram os 7 filhos, que são: Gersi, Ivania, Noeli, Vitor, Ivete, Cenia e Luci;

9.2-Selvina casou em 1959 com Valdomiro Baretta e tiveram os 4 filhos, que são: Iraci, Juraci, Juceli e Gersi;

9.3-Gersino casou em 1962 com Josecila Maziero e tiveram os 5 filhos que são: Antonio, Vanice, Juraci, Marizete e Dilton;

9.4-Nair casou em 1964 com Valter Pazza e tiveram os 5 filhos, que são: Vanderlei, Neuza, Valmor, Cleusa e Claudionéia;

9.5-Itacir casou em 1966 com Elza Maziero e tiveram os 3 filhos, que são: Edinei, Zinho e Helena;

9.6-Lucia casou em 1969 com Aldino Reck e tiveram os 3 filhos, que são: Lucivania, Adivalzir e Adênio Cezar;

9.7-Mariazinha casou em 1971 com Eugênio Bernartt e tiveram 2 filhos que são: Magleise e Elila;

9.8-Darci casou em 1976 com Deomira Bernartt e tiveram 5 filhos, que são: Dionei, Deandro, Deise, Danieli e Davison;

9.9-Paulo casou em 1976 com Nalvir Valmorbida e tiveram 3 filhos, que são: José, Josenéia e Geison;

 

Cezira faleceu em 19__ em linha Sagrado Ouro SC e Adelino Vigano faleceu em 19__ em linha Sagrado e estão sepultados no cemitério local.

 

Informações repassadaas para Emir Jose Masiero em 2020 por Naiara Vigano Reck, bisneta de Cezira Masiero, moradora de linha Sagrado em Ouro SC.

 

10-Carolina Masiero, nasceu em 1918 na linha Primavera no distrito de Protasio Alves do municipio de Lagoa Vermelha-RS, com 6 anos de idade mudou-se com toda familia para a localidade de linha Bonita distrito de Ouro SC.

Na linha Bonita cresceu e conheceu e casou-se em 1938 com Eugenio Durigon.

 

Dessa união nasceram os 14 filhos que são:

Fioravante(1940), Hilario(1942), Olivio(1944), Guido(1946), Antero(1948), Olimpio(1950), Dilma(1952), Diria(1954), Dileta(1956), Adiles(1958), Paulinia(1960), Amábile(1962), Teresinha(1964) e Adelaide(1966);

 

Os filhos de Carolina e Eugenio Durigon, foram casando e tiveram os filhos:

10.1-Fioravante casou em 1960 com Dorvalina Reolon e tiveram 7 filhos, que são: Adelar, Geiço, Ivanir, Marina, Fatima, Célia e Tainá;

10.2-Hilario casou em 1963 com Santina Lago e tivem 5 filhos, que são: Eugenio, Carlos, Paulo, Marcelo e Gauci;

10.3-Olivo casou em 1964 com Isaldina Baretta e tiveram 2 filhos, que são: Rodrigo e Evandro;

10.4-Guido casou em 1967 com Iraci Baretta e tiveram 4 filhos, que são: Luciana, Silvana, Marcio e Marcelo;

10.5-Antero casou em 1970 com Maria Baretta e tiveram 4 filhos, que são: Joé, Ana Maria, Ariete e Aldete;

10.6-Olimpio casou em 1971 com Diles Boff e tiveram 2 filhos, que são: José Ricardo e Carolina;

10.7-Dilma casou em1973 com Vitalino Bazzo e tiveram 5 filhos, que são: Dirceu, Dirce, Doraci, Deoneides e José;

10.8-Diria casou em 1975 com Eugenio Tonial e tiveram 5 filhos que são: Edson Antonio, Jovania Fatima, Janete Lucia, Jacson Roberto e Jean Carlo;

10.9-Dileta casou em 1976 com Alexandre Frigo e tiveram 10 filhos, que são: Lodovino, Alzira, Iracema, Lodoveo, Salete, Lodovico, Adelcio, Antonio, Henrique e Orildo;

10.10-Adiles casou em 1978 com Paulo Baretta e tiveram 10 filhos que são: Laurita, Eloi, Lucia, Pedrino Genio, Ivete, Vilmar, Fatima, Leonira, Leonita e Leoni;

10.11-Paulinia casou em 1979 com Valdir Zanini e tiveram 3 filhos, que são: Edivar, Alcimar e Aderlei Salete;

10.12-Amábile casou em 1982 com Edgar Tonial e tiveram 3 filhos, que são: Luciane Lucia, Jonas M. e Jeferson Roberto;

10.13-Teresinha casou em 1983 com Itacir Bazzo e tiveram 4 filhos, que são: Andréia, Marcos, Maico e andrezza;

10.14-Adelaide casou em 1985 com Cisério Viero e tiveram 3 filhos, que são: Jean, Juceli e Fernando;

 

Carolina faleceu em 1970 em linha Maziero Ouro SC e Eugenio Durigon faleceu em 1975 em linha Maziero e estão sepultados no cemitério local.

 

Informações fornecidas para Emir Jose Masiero em 2018 por Lainir Durigon de Capinzal SC, sobrinha de Eugenio Durigon.

 

11-Augusta Maziero, nasceu em 1920 em Linha Primavera no distrito de Protasio Alves RS, do municipio de Lagoa Vermelha RS, com 4 anos acompanhou os pais e irmaõs para linha bonita no distrito de Ouro SC, no municipio de Capinzal SC.

Na linha Bonita cresceu e conheceu Francisco Marcon com quem casou-se em 1940, e tiveram os 7 filhos que são:

Margarida(1941), Ricardo(1943), Leonilda(1945), Nair(1947), Fernande(1949), Genira Maria(1951) Antonio(1953);

 

Os filhos de Augusta e Francisco Marcon foram casando e tiveram os filhos, que são:

11.1-Margarida casou em 1962 com Emir Moreira e tiveram 9 filhos, que são: Adelaide, Lurdes, Elza, Nézio, Viitor, Silei, Marli, Marilei e Adelir;

11.2-Ricardo casou em 1961 co Olga Bazzi ee tiveram 4 filhos, que são: Valcir, Carmen, Marli e Braz Francisco;

11.3-Leonilda (solteira até presente data)

11.4-Nair casou em 1967 com João dos Santos e tiveram 8 filhos, que são: Vivaldino, Vilmar, Odite, Ivete, Gilmar, Janete, Leonice e Noeli;

11.5-Fernande casou em 1969 com Julia Recarcali e tiveram 2 filhos, que são: Ademar e Dorival;

11.6-Genira Maria casou em 1971 com Nelson Mattos de Meira e tiveram 5 filhos, que são: Maria Marlene, Antonio Vanderlei, Valter Mattos, Marli teresinha Mattos e Sirlei Salete;

11.7-Antonio casou em 1973 com Lourdes Teicheiro e tiveram 2 filhos, que são: Salete e José Carlos;

 

Informações repassadas par Emir Jose Masiero por Seroni Marcon em 2019, neta de Francisco Marcon.

 

12-Theodorico Maziero, nasceu em 1918 em Linha Primavera no distrito de Protasio Alves RS, do municipio de Lagoa Vermelha RS, com 2 anos de idade mudou-se com os pais e irmaos para linha Bonita no distrito de Ouro SC, no municipio de Capinzal SC.

Na linha bonita cresceu, e conheceu Maria Scopel, com quem casou em 1936, dessa união nasceram os 13 filhos, que são:

Albino(1937), Iria(1939), Leonice(1941), Névio(1943), Neuza(1945), Nelito(1947), Amito(1948), Luiz Carlos(1949), Cleide(1950), Eliza(1951), Léris(1953), Aldete(1954) e Alderico(1956);

 

Os filhos de Theodorico e Maria Scopel, foram casando e tiveram os filhos que são:

12.1-Albino casou em 1958 com Elvira Pacheco, e tiveram 7 filhos , que são: Rosito, Vera Lucia, Marcia, Maristela, Estelamar, Jocemar e Mautitanea;

12.2-Iria casou em 1959 com Olinto Luvison, e tiveral 4 filhos qie são: Vanda aparecida, Valdemar José, Valdecir Antonio e Valquiria Maria;

12.3-Leonice casou em 1961 com Olinto Tolli e tiveram 5 filhos, que são: Vanderlei, Volnei, Gerson, Vânia e Juliana;

12.4-Névio casou em 1966 com Ines Baretta e tiveram 5 filhos, que são: Sonia, Soniamar, Rosimar, Solange e Silvana;

12.5-Neusa casou em 1965 com Nelson Luvison e tiveram 3 filhos, que são: Eliane, Soraia e Nelson Luis;

12.6-Nelito casou em 1968 com Aneli Brasil e tiveram 4 filhos, que são: Leonardo, Leandro, Eliana e Tânia Maria;

12.7-Amiltocasou em 1970 com Zelma Baretta e tiveram 2 filhos, que são: Adriano e Juliano;

12.8-Luiz Carlos casou em 1972 com Dirce Dambrós e tiveram 4 filhos, que são: Claudinar, Claucio, Estevan e Katia;

12.9-Cleide casou em 1972 com Nezio Rech e tiveram 2 filhos, que são: Zenite e Rosangela;

12.10-Eliza casou em 1974 com Pedro Rech e tiveram 3 filhos, que são: Edson, Joceli e Bruna;

12.11-Léris casou em 1975 com Elói Gemi e tiveram 3 filhos, que são: Alexandro, Claudiane e Carla;

12.12-Aldete casou em 1975 com Vilmar Fontana e tiveram 3 filhos, que são: Emerson, Rodrigo e Fabiane;

12.13-Alderico casou em 1979 com Doralice Vigano e tiveram 3 filhos, que são: Gracieli, Anderson Renê e Natan Lucas;

 

Theodórico faleceu em 2009 em linha Maziero Ouro SC e Maria Scopel faleceu em 2003 em linha Maziero Ouro SC e estão sepultados no cemitério de linha Maziero.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero em 2018 por Graciele Maziero, filha de Aldérico Masiero e neta de Dórico Maziero.

 

 

 

  9.3 - Angelo Masiero e Maria Bee ,

 

 

Angelo Masiero, nasceu em 1882 na comuni de Albignasego na Italia, cresceu na linha Almeida no povoado de Santana no municipio de Antonio Prado onde conheceu e casou em 1902 com Maria Bee, filha de Alessandro Bee e Anna Dalugna. Angelo apos o casamento com Maria ficou morando na mesma casa e no lote do Pai Luigi, pois era grande e confortável.

 

Dessa união nasceram na linha Almeida os 12 filhos, que são:

Emilia (1904), Luiz (1908), Antonio (1909), José (1910), João (1913), Ana (1916), Pedro (1920), Graciosa (1921), Teresa (1922), Lucia (1924), Dozolina (1926) e Luiza (1928).

 

Mas com uma familia numerosa (12 filhos) e dificuldades para o cultivo da terra no local, onde as terras eram boas para o cultivo mas em topografia irregular, e insuficiente para o sustento de toda a familia com filhos pequenos e alguns adolescentes e outros já casados.

Então por volta de 1940 decidiu mudar-se para uma localidade entre o municipio de Capinzal e o de Herval D'oeste ambos em Santa Catarina, alguns filhos já casados permaneceram em Antonio Prado.

Após a mudança, alguns filhos casaram-se em Santa Catarina.

Em torno de 1950, falou mais alto o espirito aventureiro desse imigrante e novamente decidiu-se mudar para novas terras adquiridas pelo filho Luiz, que alguns anos antes já havia se instalado na linha Engano no municipio de Bituruna, no Oeste do Paraná.

Nessa empreitada o seguiram alguns filhos solteiros e outros já casados.

 

Aguardo maiores exclarecimento sobre os deslocamentos de Angelo Masiero e Maria Bee entre 1940 e 1950 para Santa Catarina e depois para o Parana. Quem souber me repasse por favor as informações, para que possamos contar a verdadeira historia de Italiano de nascimento e empreendedor, sem medo de ser feliz e dar melhoria de vida a seus descendentes.

 

Angelo faleceu em 1965 em linha Engano Bituruna PR e Maria Bee faleceu em linha Engano Bituruna PR e estão sepultados no cemitério de Bituruna PR.

 

abaixo os filhos do casal com alguns comentários individuais que foram:

 

1-Emilia Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1904, onde cresceu e conheceu Jose Dezen com quem casou-se em 1922.

Logo após o casamento mudou-se para a localidade de Nova Padua distrito de Flores da Cunha, onde nasceram todos os 10 filhos que são:

Isaias (1924), Maria (1926), Moisés (1928), Raquel (1930), Joaquim (1931), Aurora (1933), Gregorio (1935), Barbara (1939), Lurdes (1941), Assunta (1933).

Os filhos de Emilia e Jose cresceram em Nova Padua, casaram e se mudaram para localidades entorno de Caxias do Sul.

 

Os filhos de Emilia e Jose Dezen foram casando e e tiveram os filhos, que são:

1.1-Isaias não tlocalizamos informações desse filho do casal;

1.2-Maria sagrou-se irmã Carlista e faleceu em 2007;

1.3-Moisés casou em 1953 com Rosa Radaelli e tiveram 6 filhos, que são: Marcelino, Neusa, Oneide Leopoldo, Gervasio, Maaria Salete e Edilson Alcindo;

1.4-Raquel sagrou-se irmã Carlista;

1.5-Joaquim casou em 1952 com Elza Radaelli e tiveram 5 filhos, que são Elias, Jânio, Roque, Joanete e Jones;

1.6-Aurora casou em 1953 com Ivo Guerra e tiveram 4 filhos, que são: Nestor, Gilberto, Leonardo e Marcos;

1.7-Gregorio sagrou-se frei na ordem dos capuchinhos e mora no seminario do recanto Marista Medianeira em Veranópolis RS.

1.8-Barbara casou em 1959 com Luis Carlos Tessaro e tiveram 4 filhos, que são: Jânio, Margarete, Tânia e Fernando;

1.9-Lurdes casou em 1961 com Alcides Galdini e tiveram 2 filhos, que são: Vilson e Joacir;

1.10-Assunta casou em 1963 com Antonio Zanella, não obtivemos noticias da familia.

Após os casamentos dos filhos iam nascendo os netos e bisnetos de Emilia e Jose, que ou ficavam em Nova Padua RS ou mudavam-se para outras cidades no entorno de Nova Padua e Caxias do Sul.

 

informações obtidas por Emir Jose Masiero com Marcelino Carlos Dezen, descentente de Emilia Masiero.

 

2-Luiz Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1908, onde cresceu e conheceu Gema Dalgallo, com quem casou-se em 1931.

Em Antonio Prado nasceram os filhos:

Geraldo(1933), Severino(1936)e Angelo(1938).

 

Em torno de 1940 com os filhos pequenos que acompanharam o pai na mudança para cidade de Bituruna no Parana, na linha Engano, onde iniciou novo nucleo da familia Masiero.

Já morando em Bituruna tiveram os filhos:

Maria (1940), Teresa (1941), Olga (1942) e Lucia (1944) num total de 7 filhos.

 

Os filhos de Luiz e Alba Dalgallo, foram casando e tiveram os filhos, que são:

2.1-Geraldo nasceu em 1933 em Antonio Prado e faleceu em 2015 em Bituruna PR;

2.2-Severino casou em 1961 com Glória Maria Nalon e tiveram 5 filhos, que são: Marlene, Arlete Ignes, Moacir, Acir Luiz e Marciana;

2.3-Angelo neto casou com Michelina Nakoneski e tiveram 6 filhos,que são: Amelio, Luiz, Fernando, Orlando, Alderico e Rosidete;

2.4-Olga casou em 1955 com Frederico Nakonieczny e tiveram 9 filhos, que são: Luiz, Severino, Bernardete, Valdeci, Dirceu Narciso, Ines Maria, Gema, Cleusa Aparecida e Clarete;

2.5-Maria casou em 1958 com Izidoro Nakoneski e tiveram 9 filhos, que são: Teodoro, Avelino, Elena, Ilda Lurdes, Ivete Ignes, Paulo, Pedro,Angelo e Shilei;

2.6-Teresa casou em 1971 com Antonio Alves Ribeiro e tiveram 3 filhos, que são: Adilnaldo Alves, Adenilson Alves e Adriana Alves;

2.7-Lucia casou em 1971 com Antonio Nalon sobrinho e tiveram 3 filhos, que são: Marizelda, Marielza e Rubia;

Após os casamentos dos filhos de Luiz e Alba, nasceram os netos e bisnetos, e moram na região até hoje.

 

informações obtidas por Emir Jose Masiero com Angelo Masiero neto, descendente de Angelo e Marlene Masiero filha de Severino Masiero e Marielza Nalon filha de Lucia Masiero, Clarice Masiero nora de Angelo Masiero, Gilda Ganzer esposa de Angelo Masiero filho.

 

3-Antonio Masiero, nasceu em 1909 na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado, la conheceu e casou-se em 1930 com Maria Antonia Carlin, e dessa união tiveram os 2 filhos que são:

João (1931) e Carolina (1933).

Em torno de 1940 Antonio esposa e filhos acompanhou o pai Angelo Masiero, ee com demais irmãos para linha Engano na cidade de Bituruna no PR.

 

Os filhos de Antonio e Maria Antonia Carlin casaram-se com:

3.1-João casou em 1952 com Angela Marcon e tiveram 7 filhos, que são: José, Célia, Anor, Arlindo, Ines, Alzira e Lenita;

3.2-Carolina casou em 1957 com Diolindo Nalon e tiveram 6 filhos, que são: Odila, Lino, Clarice, Clair, Paulo e Elio.

Após o casamento dos filhos nasceram os netos e bisnetos e continuam morando na cidade de bituruna no Paraná, até hoje.

 

Antonio faleceu em 1991 em linha Engano Bituruna PR e Maria antonia Carlin faleceu em 1991 em linha Engano Bituruna PR e estão sepultados no cemitério local.

 

informações obtidas com Angelo Masiero neto, descendente de Angelo, Diolindo Nalon marido de Clarice Masiero.

 

4-José Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1910, onde cresceu e conheceu no local Cecília Cadore com quem casou em 1931.

Quando seu pai Angelo e os irmãos mudaram-se para Bituruna no PR, o casal não acompanhou os pais e permaneceram no povoado de Santana em Antonio Prado onde tiveram os 5 filhos que são:

Ângelo(1931), João(1932), Maria(1938), Severino (1940) e Elisa(1943).

 

Com o falecimento da esposa Cecilia em 1945, casou novamente com Virginia Santinom e com a segunda esposa teve mais os 4 filhos que são:

Teresa(1945), Santo(1947), Otacilio(1948), Armindo(1950), todos cresceram em

Antonio Prado.

 

Os filhos de Jose e Cecilia Cadore foram casando e tiveram os filhos, que são:

4.1-Angelo casou em 1950 com Amabile Maria Brusamarello e tiveram 7 filhos, que são: Delcio, Odete, Helenita, Ari, Gilmar, Sadi e Aline;

4.2-João casou em 1964 com Zeli Maria Marin e tiveram 3 filhos, que são: Joõ Vicente, Orzeli Maria e Josimar;

4.3-Maria casou em 1960 com Nelson Marin e tiveram 6 filhos, que são: Maria Cecilia, Jose Afonso, Jaqueline,Adriana, Nelson e Andréia;

4.4-Severino casou em 1971 com Matilde Viapiana e tiveram 2 filhos, que são: Julio Cezar e Anelise;

4.5-Elisa casou em 1970 com Gilberto Bet e tiveram 2 filhos, que são: André e Alexandre;

 

Os filhos de José com a segunda esposa Virginia Santinon foram casando e tiveram os filhos, que são:

4.6- Teresa casou com Pedro Brusamarello e teve 1 filho Lucas Masiero;

4.7-Santo Agostinho nasceu em 1947 e faleceu em Antonio Prado;

4.8-Otacilio casou em 1977 com Delvina Maria Riva e teve 2 filhos, que são: Daciane e Daniel;

4.9-Armindo casou em 1979 com Dorvalina Martello e teve 2 filhos, que são: Fabian e Daiane.

Os filhos, netos e bisnetos de Jose após casarem mudaram-se para diversas cidade do RGS e outros Estados.

 

Jose faleceu em 1961 em Antonio Prado, Cacilia Cadore faleceu em 1944 em Antonio Prado e Virginia Santinin faleceu em 1983 em Antonio Prado e estão sepultado no cemitério municipal de Antonio Prado.

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero por Ari Masiero, Délcio Masiero, Gilmar Masiero, Orzeli Masiero e Daiane Masiero todos netos e bisnetos Jose Masiero.

 

5-João Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1913, onde cresceu e conheceu e casou em 1934 com Edvirge Camana também nascida no local.

Na linha Almeida em Santana/Antonio Prado nasceram os filhos:

Maria (1935), Luiz(1937) e Narciso(1939) .

João em torno de 1940 com esposa e filhos, mudou-se para linha Engano na cidade de Bituruna PR, acompanhando o pai Angelo Masiero, e la nasceram os filhos:

Jose (1941), Teresa (1945), Oliva(1945), Genoefa(1947) e Antonio(1949).

 

Os 8 filhos de João e Edvirge Camana foram casando e tiveram os filhos, que são:

5.1-Maria casou em 1967 com Santo Mattiola e tiveram 6 filhos, que são: Rosimeri, Elizabete, Nelson, Marlene, Roseli, Luis Carlos;

5.2-Luiz casou em 1955 com Alba Dalgallo e tiveram 2 filhos, que são: Niucilene e Wanderley;

5.3-Narciso casou em 1961 com Lucia Nalon e teve 1 filha Daiana;

5.4-Jose casou em 1964 com Lidia de Bastiani e tiveram 2 filhos, que são: Valeria e Carla Fabiana;

5.5-Teresa casou 1965 com José Dalgallo e tiveram 6 filhos, que foram: Odila, Nadir, Joarez, Aurelia, Jair e Lucimeri;

5.6-Oliva casou em 1968 com Ernesto Sandi e tiveram 3 filhos, que são: Beto, Gelci e Dielda;

5.7-Genoefa casou em 1969 com Angelo Dalgallo e tiveram 3 filhos, que são: Evaristo, Deolindo e Oliva.

5.8-Antonio casou em 1959 com Elzira Pedron e tiveram 3 filhos, que são: Deise Raquel, Tania Cristina e Rafael Antonio;

 

Dos filhos de João e Divirge que casaram, nasceram os filhos e netos em Bituruna a continuam morando na região.

 

João faleceu em 19__ em linha Engano Bituruna PR e Edwirges Camana faleceu em 19__ em linha Engano Bituruna PR e estão sepultados no cemitério local.

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero por Angelo Masiero neto, Ademir Masiero, Tânia Cristina Masiero, Deise Raquel Masiero, todos netos e bisnetos de Angelo Masiero.

 

6-Lucia Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1914, onde cresceu e conheceu Luiz Pelissaro, e casaram-se em 1935.

Logo apos casamento, mudou-se para localidade de Vista Alegre distrito de Tapejara RS.

Da união do casal Lucia e Luis Pelissaro nasceram os 9 filhos, que são:

Maria(1938), Pierina(1940), Olimpio(1942), Catarina(1944), Lourdes(1946), Santo (1948), Jesuino(1950) e Raimundo(1952);

 

Os filhos de Lucia e Luis Pelissaro foram casando e tiveram os filhos, que são:

6.1-Jose casou em 1957 com Santina Miotto e tiveram 2 filhos, que são: Adriano e Marcos

6.2-Maria casou em 1957 com Mario Musaro e tiveram 6 filhos, que são: Terezinha, Dilva, Lourdes, Celso, Segio e Siriergio;

6.3-Pierina casou em 1960 com Dorvalino Sossella e tiveram 2 filhos, que são: sirlei e Maristela;

6.4-Olimpio casou em 1962 com Libera Sosset e tiveram 2 filhos, que são: Ademar e Adelar;

6.5-Catarina casou em 1966 com Valdir Zotti e tiveram 1 filho de nome Enéias;

6.6-Lourdes casou em 1967 com Antonio Zanin e teveram 4 filhos, que são: Melania, Evandro, Suzana e Daiane;

6.7-Santo casou em 1969 com Ilanir Pelissaro e tiveram 4 filhos, que são: Romoaldo, João Cirineu, Simone e Taise Maria;

6.8-Jesuino nasceu em 1950 em Vista Alegre, Tapejara e faleceu em 1953 em Tapejara;

6.9-Raimundo casou em 1973 com Neli Scariot e ticeram 4 filhos que são: Cleciane, Juliana, Eloane e Edson;

 

Lucia faleceu em 1990 na localidade de Vista Alegre distrito de Tapejara RS e Luis Pelissaro em 1992 e estão sepultados no cemitério municipal de Tapejara RS.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero em 2019, por Dejanira Stocco esposa de Olimpio Favreto de Antonio Prado RS, e de Romoaldo Pelissaro, filho de Santo Pelissaro filho de Lucia Masiero de Tapejara;

 

 

7-Graciosa Masiero, nasceu em 1916, na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado,  em torno de 1940, com 19 anos, mudou-se com pai para localidade de linha Engano, municipio de Bituruna PR.

La conheceu e casou em 1942 com Santo Casagrande, dessa união nasceram os 7 filhos em Bituruna PR, que são:

Assunta(1943), Jose(1944), Pedro(1945), Arlindo(1947), Luiz(1949), Terezinha (1951), Angelina(1952).

 

Em 1954 mudou-se para distrito de Bom Sucesso(hoje municipio de Bom sucesso do Sul) no municipio de Pato Branco no PR, onde nasceram os demais filhos, que são:

Augusto (1955), Valdemiro(1957) e Jandir (1959).

 

Os filhos de Graciosa e Santo Casagrande, casaram com:

7.1-Assunta casou em 1963 com Raulino Greselle e tiveram 7 filhos, que são: Elvira, Alcindo, Aldecir, Altenor, Dioneldes, Altevir e Aldir;

7.2-Jose casou em 1968 com Vanira de Souza e tiveram 4 filhos, que são: Margarete, Janete, Adriana e Jocemar;

7.3-Pedro casou em 1966 com Dirce Giotte e tiveram 2 filhos, que são: Amarilde e Selma;

7.4-Arlindo casou em 1970 com Anita Koggi e tiveram 3 filhos, que são: Alda, Antenor e Agenor;

7.5-Luiz nasceu em 1949 em Bituruna PR e faleceu em 1960 em Bom Sucesso do Sul PR;

7.6-Terezinha casou em 1972 com Itacir Beltrame e tiverem 6 filhos, que são: Edenilso, Idinei, Dirceu, Dirlene, Rudinei e Sidnei;

7.7-Angelina casou em 1974 com Martinho Nunes e tiveram 2 filhos, que são: Edina e Eder;

7.8-Augusto casou em 1978 com Solange Solle e tiveram 2 filhos, que são: Anderson e Andirlea;

7.9-Valdemiro casou em 1980 com Nilce Baggio e teve um filho de nome Vinicius;

7.10-Jandir casou em 1964 com Joceli Dal'Olmo e tiveram 2 filhos, que são: Jean Carlos e Carla R;

 

Graciosa faleceu em 2003 em Bom Sucesso do Sul e Santo faleceu em 1999 em Bom Sucesso do Sul e estão sepultados no cemitério municipal de Bom Sucesso do Sul.

informações prestadas para Emir Jose Masiero em 2019, por Jandir Casagrande filho de Graciosa Masiero e Jocemar Casagrande, Filho de Jose Casagrande;.

 

8-Ana Masiero, nasceu em 1918 na Linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado, e faleceu em Antonio Prado em 1919.

 

 

9-Pedro Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1920, onde cresceu e conheceu Rosa Casagrande.

Em torno de 1940 , mudou-se com o pai Angelo para linha Engano distrito de Bituruna PR. em 1941 retornou para Antonio Prado onde casou com Rosa Casagrande, indo morar com a esposa em linha Engrano no PR.

Na linha Engano no Paraná, Pedro e Rosa Casagrande tiveram 9 filhos, que são:

Ângelo (1943), Assunta (1946), Amabile (1948), Olímpia (1950), Genoveva (1952), Zulema (1954), Zandira (1956), Iracema (1958), Ampelio (1960).

 

Os 9 filhos de Pedro e Rosa Casagrande foram casando e tiveram os filhos, que são:

9.1-Angelo casou em 1963 com Adelina Santi e tiveram 4 filhos, que são: Ademir, Andreia, Andreza e Adelcio;

9.2-Assunta casou em 1964 com Francisco Sandi e tiveram 5 filhos, que são: Marimar, Olivete, Sergio, Eliane e Edson;

9.3-Amabile casou em 1968 com Adair Nunes da Rocha e teve 1 filho de nome Adalcio;

9.4-Olimpia casou com Pedro Antunes da Rocha e tiveram 3 filhos, que são: Pedro, Alex e Adriana;

9.5-Genoveva casou em 1972 com Alides Nalon e tiveram 3 filhos, que são: Evaldo, Marta e Claudia;

9.6-Zulema casou em 1974 com Osvaldo Gorges e tiveram 2 filhos, que são: Francieli e Flavia;

9.7-Zandira casou em 1976 com Moacir Lodi e tiveram 3 filhos, que são: Laertes, Laércio e Leticia;

9.8-Iracema casou em 1977 com Mario Nalon e tiveram 3 filhos, que são: Renato, Mauricio e Romario;

9.9-Ampelio casou em 1980 com Rosicler Fiorelli e tiveram 2 filhos, que são: Jonas e Jéssica.

Todos os filhos de Pedro e Rosa casaram com nascidas na região e os filhos e netos hoje ainda moram todos na região.

 

Pedro faleceu em 1994 em Bituruna e Rosa Casagrande faleceu em 2000 Bituruna e estão sepultados no cemitério municipal de Bituruna PR.

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero por Angelo Masiero neto e se filho Adenir e Amabile Masiero descendente de Angelo Masiero.

  

10- Ambile Masiero, nasceu na linha Almeida em Antonio Prado RS em 1921, la cresceu e conheceu Severino Favretto e casou em 1939.

O pai de Amabile, Angelo Masiero e Maria Bee em 1940, mudaram-se com os filhos para linha Engano em Bituruna PR, mas Amabile ja casada com Severino pernaneceu em Antonio Prado, indo morar na linha Vila Nova, proximo da capela de Santana.

Em Antonio Prado nasceram todos os seus descendentes, que foram:

Luis(1942), Olimpio(1946), Esmerilda(1948), Maria(1950), Elenita(1952),Vicente(1954), Teresinha(1956), Santo(1958), Ari(1960) e José(1962);

 

Os filhos de Amabile e Severino Favretto, foram casando e tiveram os filhos, que são:

10.1-Luis casou em 1972 com Helena Panisson e tiveram 2 filhos, que são: Elton e Rosemeri;

10.2-Olimpio casou em 1966 com Dejanira Stocco e tiveram 5 filhos, que são: Osmar, Moacir, Delcir, Roberto e Rosines;

10.3-Esmerilda aguardo informações dessa filha de Amabile;

10.4-Maria casou em 1970 com Gilberto Bet e teve uma filha de nome sns Paula;

10.5-Elenita casou em 1972 com Cirilo Biasi e teve um filho de nome Alexandre;

10.6-Vicente casou em 1975 com Lorena Foscarini e tiveram 2 filhos, que são: Rafael e Cristina;

10.7-Teresinha casou em 1977 com Cleimar Romio e tiveram 2 filhos, que são: Tatiane e Edison;

10.8-Santo casou em 1978 com Vania de Cnal e tiveram um filhos de nome Gian;

10.9-Ari casou em 1980 com Misani Bellé e tiveram um filho de nome Everton;

10.10-José casou em 1982 com Isabel Sutti e tiveram um filho de nome Felipe;

 

Amabile faleceu em 2005 em Antonio Prado e Severino faleceu em 2003 em Antonio Prado e estão sepultado no cemitério de linha Almeida em Antonio Prado.

 

Informações repassadas para Emir Jose Masiero pelo casal Olimpio Favreto e Dejanira Stocco, filho de Amabile Masiero, moradores na linha Vila Nova em Antonio Prado.

 

11-Teresa Masiero, nasceu na linha Almeida no povoado de Santana em Antonio Prado em 1922, cresceu em Santana e la conheceu Ressieri Vergilio Marcon e casaram em 1940 na localidade onde permaneceram morando e nasceram os primeiros filhos:

Pedro (1942), Maria (1943), Rosa (1945), Severina (1947).

 

em torno de 1950 com os 3 filhos pequenos, mudou-se para linha Encosto em Bituruna PR, onde o pai Angelo Masiero e Maria Bee tinham se instalados em torno de 1940, e onde nasceram os demais filhos de Teresa, que foram:

Arlindo (1949), Nadir (1950), Airto Marcon (1952), Airto Angelo (1953), Inês (1955), Aldiva (1957), Leomar (1959), Luiz (1961), Elza (1963) e Lucilda (1967) totalizando 15 filhos.

 

Os filhos de Teresa e Ressieri Virgilio Marcon foram casando e tiveram os filhos, que são:

11.1-Pedro nasceu linha Almeida em Antonio Prado em 1942 e faleceu em 1942 de parto;

11.2-Maria casou 1968 com Américo Vitório Franchin e tiveram 4 filhos, que são: Edite, Agustinho, Sergio e Valter;

11.3-Rosa nasceu em 1945 em Antonio Prado, mas não obtivemos informações dela;

11.4-Severina casou em 1967 com Pedro Sandi e tiveram 3 filhos, que são: Maarli, Renato e Rubens;

11.5-Arlindo casou em 1962 com Lidia Ortigari e teve um filho de nome Arlindo;

11.6-Nadir jose casou em 1881 com IIvanir Stangerlin e tiveram 3 filhos, que são: Denise, Fernando e Tamara;

11.7-Airto nasceu em 1952 em Bituruna PR e faleceu em 1953 no local de nascimento;

11.8-Airto Angelo casou em 1961 com Marlene Cerlei Antonelli e tiveram 2 filhos, que são: Diego Fabiano e Douglas Vinicius;

11.9-Inês casou em 1983 com Jorge Fagundes e tiveram 2 filhos, que são: Cleiton e Cristian;

11-10-Aldiva casou em 1984 com Adão Perizzolo e tiveram 2 filhos, que são;

11.11-Leomar casou em 1992 com Magali Natus e tiveram 3 filhos, que são: Michele Caroline e Maiara Camile;

11-12-Luiz casou em 1996 com Roseli Rubbo e teve uma filha de nome Maimara;

11.13-Elza casou em 1986 com José Geschonke e tiveram 2 filhos, que são: Rafaela, Rodrigo;

11.14-Lucilda casou em 1988 com Aurélio Sandi e tiveram 2 filhos, que são: Matias e Jésica.

Os netos e bisnetos de Teresa e Ressieri Marcon nasceram no municipio de Bituruna e continuam morando na cidade e outras na cidades na região.

 

Teresa Masiero faleceu em 2000 e Ressieri Marcon em 1991 e estão sepultados no cemitério municipal de Bituruna PR.

 

informações repassadas para Emir Jose Masiero por Angelo Masiero Neto e Amabile Masiero filhos de Pedro Masiero, e Denise Daiana Marcon de Sá neta de Teresa Masiero, todos moradores em Bituruna PR.

 

   

Pesquisa efetuada inicialmente entre 2007 a 2011, atualizado em 2012, 1915, 2020 e 2021.

Emir Jose Masiero

Porto Alegre - RS - Brasil