Vittore Prigol e Giuliana Fado

  1. atualizado em março de 2017.

  2. A Historia começa com Vittore Prigol que nasceu em 1838 na comuni de Feldre, na região do Venêto na provincia de Belluno, la conheceu Giuliana Fado, com quem casou em 1854. Desse casamento nasceram na Italia Giacomo (1855), Mosé (1863), Luigi (1865), Giovanni (1867, Maria(1870), Otavvianno(1873) e Luigia(1875).

  3. A familia de Vittore a mãe Giuliana, e os filhos Giacomo(casado com Maria luiza dal Cortivo), Mosé, Luigi , Giovanni, Maria, Otavianno, e Luigia partiram de Feldre em 1879, passando pelas cidades de Bassano del Grapa, Vicenza, Verona, Brescia, Bergamo, Milão e finalmente na cidade de Genova, numa viagem com outros italianos que partiram de suas cidades de nascimento rumo ao Brasil.

  4. Embarcaram em 1879 na cidade de Genova no porto da cidade onde embarcavam a maioria dos imigrante que se dirigiam para América e ao Brasil. Após pouco mais de trinta dias, desembarcaram inicialmente no porto do Rio de janeiro e ficaram na hospedaria da ilha das flores, aguardando regularização curando as doenças da viagem. Algumas semanas após embarcaram em um outro navio-vapor com destino a Porto Alegre e após chegarem, ficaram descansando da viagem na hospedarias de Charqueadas. Alguns dias após embarcaram em um barco menor subiram o rio Jacui e depois Taquari e desembarcaram no porto da cidade de Montenegro.

  5. Nesse local os aguardavam tropeiros contratados pelo governo brasileiro que levariam todos os imigrantes Vittore e familia e outras familias de imigrantes italianos) que chegaram naquele dia, e rumaram por terra através de picadas em carroções transportando seus poucos pertences e no lombo de mulas até a localidade de Barracão (hoje Nova Milano), onde ficaram hospedados na hospedaria dos bugres, distrito de Caxias do Sul até receberem o seu lote de terra, pelo comissão da terra do governo brasileiro.

  6. Vittore Prigol casado com Giuliana Fado (pais de Giovanni), receberam o lote de colonia no travessão 13 de maio em 1879 e la se instalaram toda a familia. Eles foram os pioneiros nessa colonia pois em torno de 1892 chegaram muitas familias imigrantes italianos dando início efetivo na colonização da região. Os moradores foram se organizando e surgiu a primeira Capela, conhecida como Nossa Senhora do Rosário, atualmente Padroeira do Município. Até 1917 era distrito de Lagoa Vermelha.

  7. O procedimento para se instalar no lote entregue pelo governo brasileiro, era o mesmo para todos os imigrantes, as suas familias ficavam hospedadas na hospedaria dos bugres em Caxias do Sul, e os imigrantes homens, junto com ferramentas, juntos com funcionarios do governo, iam por picadas até o local onde ficava os lotes recebidos, escolhiam o melhor local para instalar a casa para morar, e trabalhavam na construção da casa, com as madeiras que cortavam no mesmo local. Depois de alguns semanas, voltavam para a hospedaria onde ficaram suas familias, para busca-los e os levariam em definitivo no lote recebido.

  8. Vittore Prigol e Giuliana Fado ja instalados em Caxias do sul, ainda tiveram os filhos Artemio(1879), Amabile(1880), Luciana(1881).

  9. Giacomo Prigol o filho mais velho, que viera casado e com duas filhas da italia, após alguns anos morando com o Pai Vittore, recebeu um lote na colonia de palmira na colonia instalada no hoje municipio de Nova Padua.

  10. Mose Prigol neto e Luigi Prigol não obtivemos ainda noticias desse imigrantes, filhos de Vittore e Giuliana.

  11. Giovanni cresceu e conheceu Giovanna Tonello nascida em 1870 na Italia e casaram em 1886 em Caxias do Sul, dessa união nasceram os filhos Vitorio (1887), Brigida (1889) , e Isidoro(1891), Já com tres filhos recebeu em 1894 o lote n.º 8 no Travessão 13 de Maio, no hoje municipio de Protasio Alves-RS. Já instalado no seu lote, nasceram mais os filhos, Antonio(1895), Domingos(1898), Alexandrina (1899), Maria(1903) e Albertto(1907).

  12. Giovanni Prigol (filho de Vittore) em torno de 1920 mudou-se com os filhos, (acompanhando os pais de Anna Elvira Masiero, que tinha casado em 1915 com Antonio Prigol que ficaram morando no lote de colonia recebido por Giovanni), que mudaram-se com toda familia para linha Bonita (hoje linha Maziero) distrito de Ouro-sc no municipio de Capinzal-SC, onde nasceram todos os descendentes e moram atualmente na região.

  13. Vitorio Prigol neto (filho de Giovanni e Giovanna Tonello), cresceu e conheceu Aurélia Ferronato com quem casou, trabalhou por alguns anos como arrendatário nas terras do Coronel Gomercindo Lionzo, na comunidade de Santa Justina, Caxias do Sul/RS. Nas mesmas condições, entre 1938 e 1942, trabalhou também no lote rural nð 18 do Travessão Hortência, residia na casa onde antes, havia se estabelecido a Família Colombelli. Ele sofria de ataques epilépticos, numa destas situações, estava sozinho em casa e faleceu queimado sobre o fogão da cozinha.

  14. Antonio Prigol (filho de Giovanni), nasceu em 1895 no travessão 13 de maio no distrito de Protasio Alves na cidade de Lagoa Vermelha, ali cresceu e conheceu Anna Elvira Masiero, filha de Ferdinando Masiero e Maria Genoefa Costa, e casaram-se em 1915, e ficaram morando nas terras dos pais de Antonio, e ali nasceram os filhos, Uliana (1915), Eugenio(1917), Albino(1919), Olimpio(1922), Joaninha(1929), Dionisio(1931), Justina(1933), Adurino(1935), Ermindo(1937) e Dorvalino(1939).

  15. Por influencia dos pais de Anna Elvira, (que já em 1915 já tinham se mudado para localidade Ouro em Santa Catarina), em 1935 mudaram-se com todos os filhos para cidade de Seara - SC, na localidade de linha Sagrado Coração e la nasceram os filhos Adurino(1935), Ermindo(1937) e Dorvalino(1939), os filhos casaram e nasceram os descendentes de Antonio e Anna Elvira Masiero, sendo a maiorria ainda moram na região.

  16. Alberto Prigol (filho de Giovanni Prigol), mudou-se com os filhos Arthur(1929) Luis(1930) e Ilda(1932) na decada de 1950 para cidade de Chapecó em santa Catarina.

  17. informações que foram repassadas para Emir Jose Masiero por: Nailton Prigol, Clair Antonio Prigol, Egidio Prigol e Hildo Prigol, todos netos de Antonio Prigol casado com Anna Elvira Masiero. E também contribuiu com muitas informações Cristian Paulo Prigol, bisneto de Domingos Prigol casado com Theresa Masiero filha de Ferdinando Masiero(meu tio bisavô) e Maria Costa e de Maury Prigol bisneto de Giovanni Prigol;