Stefano Furlan casado com Maria Bonato

escrito em ma/2017 e revisado em 04/2019

  1. Stefano Furlan nasceu em 1861 na “Comuni” de Camisano Vicentino, próximo da cidade de Vicenza no norte da Italia, Stefano é filho de Santo Furlan nascido em 1832 e Regina Machion nascida em 1833 que não imigraram para o Brasil, não foram localizadas informações se ficaram outros “Furlan” na Italia;

  2. Stefano Furlan cresceu na localidade de Camisano Vicentino e la conheceu Maria Bonato nascida em 1862 na mesma comunidade e casou em 1884. Dessa união nasceu em Camisano a filha Amália Furlan em 1885.

  3. Incentivado pela família da esposa e de informações de outras famílias com sobrenome de Furlan (talvez parentes) que já tinham se estabelecidos no Brasil, foram os motivadores de imigrar para novas terras em outro continente. A viagem da família de Stefano Furlan esposa Maria Bonato e a filha Amália, iniciou em 1895 no porto de Genova na Italia, após uma viagem inicial de trem entre Vicenza, Milão e Genova. Após mais de 30(trinta) dias de viagem o navio chegou ao porto da cidade do Rio de Janeiro, e ficaram instalaram-se na hospedaria da ilha das Flores, para desintoxicação da viagem, regularização de documentos e espera de navio que os levassem ao seu destino final.

  4. Após mais ou menos 30 dias, embarcaram em outro navio com destino a Porto Alegre, e ficaram instalados na hospedaria de charqueadas. Alguns dias após embarcaram em um barco menor e rumaram até o porto de Montenegro. De lá seguiram em carroções e lombo de burros e mulas até Caxias do Sul onde ficaram hospedados no campo dos bugres, aguardando a entrega do lote prometido pelo governo.

  5. O local chamado de “Campo dos Bugres” (hoje municipio de Nova Milano) era chamado pelos moradores de Caxias do Sul o local onde construíram o casarão onde ficavam hospedados os imigrantes aguardando o sorteio do lote onde iriam morar, pois esses imigrantes tinham a aparência pouco limpa em função dos meses de viagens até o local.

  6. Após o recebimento do lote nº 125 em 17/7/1895 na linha Almeida no distrito de Antonio Prado, hoje município. O lote ficava ao lado do lote onde pertencia a Lorenzo Masiero (meu bisavô).

  7. Já instalados no lote na linha Almeida, distrito de Antonio Prado, nasceram os filhos de Stefano Furlan e Maria Bonato que foram: Victorio (1900), Angelo (1904), Ernesto (1906), Santo (1908) e Pedro (1910);

  8. Amalia Furlan conheceu e casou com Pedro Panisson;

  9. Victorio Furlan casou com .....

    Angelo Furlan conheceu e casou-se com Elisa Parissoto e tiveram os seguintes filhos: Antonio (1928), José (1930), Laurindo (1932), Maria (1934), Zeferino (1939) e iInês (1942);

  10. Ernesto Furlan conheceu e casou com Adelina Bobeschini;

Historia extraida do livro, “Povoadores de Antonio Prado” de Frei Rovidio Costa, por Emir jose Masiero;