Sebastão Vanzin casado com Maria Vettorel

escrito em mar/2017 e revisado em 04/2019

  1. Sebastião Vanzin nasceu na localidade de Feldre na provincia de Belluno, na região montanhosa do norte da Italia. La conheceu e casou com Maria Veettorel, filha de Andre Vettorel e Angela Adisson, em 1885, e na italia nasceu os filho Antonio Vanzin em 1886;

  2. Entre os anos de 1885 e 1887 o casal Sebastião e Maria fizeram planos, juntamente com outros parentes e amigos que moravam em Feldre e Valdobiadene, para imigrar para reinicio de em novas terras oferecidas pelo governo brasileiro, cuja propaganda era distribuida na provincia e corria de boca em boca entre os moradores.

  3. A viagem iniciou-se no segundo semestre de 1887, na localidade de Feldre, mesmo com Maria Vettorel gravida de alguns meses, desceram as montanhas com seus poucos pertences até a localidade de Valdobiadene, e após alguns dias juntos com amigos e parentes partiram para a cidade de Treviso em viagem de um dia dia. Em Treviso embarcaram em um trem passando por Vicenza, Verona, Brescia, e chegando a Milão. Em Milão embarcaram em outro trem rumo a cidade de Genova, em cujo porto embarcavam os imigrantes que partiam da Italia para América do Norte e para o Brasil.

  4. Após alguns dias de espera, pois os navios so partiam após ocuparem a totalidade da capacidade de pessoas no transporte, embarcaram na 3 classe de um navio de imigrantes com mais de mil italianos e de outras nacionalidades rumo a cidade do Rio de Janeiro, cuja viagem durou mais ou menos 30 dias. Ao chegar na cidade do Rio de Janeiro-RJ e ficaram hospedados na hospedaria da ilha das flores, para recuperação da viagem e regularização da documentação, e aguardar nova embarcação rumo ao seu destino final que seria o RGS.

  5. Após algumas semanas, embarcaram novamente em outro navio rumo a Porto Alegre, chegando ficaram novamente hospedados na hospedaria de Charqueadas e após alguns dias, dali em barco menor rumaram pelo rio jacui e taquari até o porto da cidade de Montenegro-RS, onde os aguardavam "tropeiros" contratados pelo governo brasileiro, que os levaria em carroções e lombo de burros, por caminhos ja consolidados na região, até a localidade de Barracão (hoje Nova Milano), distrito de Caxias do Sul, onde ficaram hospedados na Hospedaria dos Bugres, onde o governo tinha uma unidade da comissão da terra para distribuição dos lotes da colonia de Antonio Prado, implantada ao norte de Caxias do Sul.

  6. Após definição da localização das terras, Sebastião Vanzin recebeu o lote de terras na Linha Almeida n.ð 63 em 26/01/1888 com 302.500 metros quadrados financiado em 10 anos, carencia de 3, terminou pagamento em 8/6/1896.

  7. As informações de Sebastao Vanzin casado com Maria Vettorel, pesquisadas por Emir Jose Masiero, foram obtidas após consulta no livro "Povoadores de Antonio Prado" escrito por frei Rovidio Costa;