Pietro Masiero casado com Luigia Rizzi

1 - Pietro Masiero nasceu na provincia de Rovigo na região do Veneto no norte da Italia em 1862, filho de Antonio e Lucia, la cresceu e conhesceu Luigia Rizzi e casaram em 1888,. Dessa união nasceram na Italia os filhos, Giovanni(1889 e Santo(1890).

2 - Pietro Masiero, após o nscmento do segundo filho e passando por dificuldades parao sustento da familia, e após receberem noticias que outros italianos que moravam na região de Rovigo, que tinham imigrado para o Brasil, que estavam instalados e trabalhando em fazendas de café no interior do estado de São paulo, e felizes com sua opção de nova vida, foi trazendo incentivo a familia de Pietro, e seus pais Antonio e Lucia e a irrmã Elisa.

3 - Durante o ano de 1891, com a ajuda de incentivadores italianos que recebiam cotas em dinheiro para cada familia que enviavam para o Brrasil, onde o governo Brasileiro custeava todas as despesas da viagem, se prepararam para embarcar para o Brasil.

4 - Após se despedirem dos familiares que ficaram na Italia, e accompanhados com dezenas de familias da regiaão que também partiiam para o Brasil, embarcaram em 1891 em um trem na cidade de Rovigo até a cidade de Verona, la embarcaram em outro trem rumo a Milão e de la em outro trem até a cidade de Genova, por onde os imigrantes embarcavam rumo a América.

5 - Depois de alguns dias de espera pela lotação do navio que os levariam para o Brasil, partiram do porto de Genova no navio com uma lotação dequase 1000(mil) imigrantes italianos distribuidos nas tres classes de acomoodação do navio. Após mais de 30(trinta) dias de viagem pelo oceano atlantico, chegaram na cidade do Rio de Janeiro, foram desembarcados na ilha das flores, e hospedados nas hospedaria da ilha, com todas as despesas ofertadas pelo governo brasileiro. Pietro desembarcou com a esposa Luigia Rizzi, os filhos Giovanni(2anos), Santo(1 ano), veio tambem os pais Antonio(59 anos) a mãe Lucia(56 anos), a irmã Elisa(15 anos).

6 - Após algumas semanas se recuperando da viagem e posiveis doenças adquiridas, e também regularizando sus documentação. embarcaram no vapor "Europa" e desembarcaram no porto da cidade de Santos em São Paulo. Dali de trem foram levados até a cidade de São Paulo e ficaram hospedados na hospedaria do Brás, onde aguardaram seu deslocamento para fazendas de café no interior paulista.

7 - Após alguns dias aguardando na Hospedaria do Brás, o ultimo trecho de viagem até o destino final, embarcarem em outro trem rumo a fazenda de café no interior do Estado, provavelmente na cidade de Bilac - SP.

8 - Nas fazendas de café ficaram em casas construidas pelos proprios fazendeiros, onde ja estavam instalados outros imigrantes italianos, onde a adaptação inicial foi amenizada com os conterraneos italianos, que os ajudaram a se adaptar aos custumes e o ritmo do trabalho nas fazendas.

9 - Santo conheceu Regina Zanin e se casaram 1914, dessa união nasceu em Bilac a filha Maria .

10 - Após alguns anos adaptados na região de Bilac-SP, surgiu uma epidemia de febre amarela nas fazendas de café, tendo falecido Antonio Masiero nessa epidemia. Os descendentes de Antonio, decidiram mudar-se da região e foram morar em Paranavai no norte do Paraná onde estava iniciando novo nucleo de colonização italiana, em fazendas de café que se deslocaram de São Paulo para o norte do Paraná..

11 - Essas informações foram obtidas no Arquivo histórico do Imigrante em São Paulo HISP - Livro 031 pg 128 familia nð. 01684;

12 - Informações repassadas para Emir Jose Masiero de Porto Alegre em 2017, por Antonio Zacarias neto de Santo Masiero, atualmente morador da cidade de Jau no estado de Rondonia;