Luigi Masiero e Pierina Bressan

  1. Revisado em março de 2017

    1. A historia dessa familia inicia com o nascimento de Luigi Masieroem 1869 em Borgorrico uma comunidade proxima de Padova, ali cresceu e conheceu Pierina Amelia Bressan nascida em 1873 também em Borgorrico, e casaram em 1893 em Borgorrico. Desse casamento nasceram na italia Vitorio(1894), Primo(1896) e Giuseppe(1898).

    2. Incentivados pela propaganda distribuida na Italia, onde o Brasil era monstrado como um paraiso, Luigi Masiero e Pierina Bressan planejaram mudar suas vidas pobres na italia, e projetavam uma vida melhor para seus filhos, netos e bisnetos no Brasil. As promessas do governo brasileiro eram grandes, pois prometiam se viessem ao Brasil, viagem pagas, transporte por terra até o local que seriam instalados para trabalhar, moradia para casal e os filhos, trabalho garantido e possibilidade de compra de terras, com todas essas promessas em 1897 o casal Luigi e Pierina com 28 e 24 anos, e os filhos Vitório com 3, Primo com 2 resolveram partir para o Brasil.

    3. O combinado na italia que o governo de São Paulo assumiria os custos da vinda e financiava as passagens, que em futuro breve seriam reembolsados com o suor do trabalho de cada um. Portanto em 22 de Setembro de 1897, reuniram seus pertences e partiram de Borgoricco proximo de Padova, em direção a Genova, cerca de 400 km, embarcaram na 3a classe no navio "Equita", com destino a Santos no Brasil, em 14 de outubro chegaram ao destino, desembarcaram e foram colocados imediatamente em um trem que subiu a serra para São Paulo, e ficaram na hospedaria de imigrantes do Brás, após descanso de oito dias, seguiram com destino a Santa Rita do Passa Quatro a 253 km da capital no interior do Estado, chegaram na fazenda e foram recepcionados pelo capataz, que serviu comida a vontade a todas as familias que chegaram, e depois lhe explicou o dia-a-dia da fazenda seus deveres e direitos.

    4. A fazenda era de plantação de milhares de pés de café, a perder de vista. O lucro sobre todo o cafezal era grande, mas a parte que cabia a cada familia era pequena.

    5. No Brasil Pierina deu a luz a mais dois meninos, Jiuseppe e Santine, mas o destino não permitiu que essa caminhada fosse longa, Pierina veio a falecer logo após a parto de caçula, e Luigi viu-se só para criar os quatro filhos. Vitorio o filho mais velho casou com Ana Bandini, o Primo casou com Helena Marozi, o Jiuseppe casou com Cezira Marozi e Santine casou com Maria Luiza Basso.

    6. O patriarca Luigi entendeu que para se aprumar na vida cada filho deveria ter seu próprio pedaço de chão, e com as economias conseguidas graças a muito esforço e trabalho de todos, adquiriram uma fazenda na região do Patrimonio, proximidades da Capela de Santo Antonio no alto da serra de são Pedro, local denominado Palmital. O café produzido na fazenda da familia, logo conseguiu o selo "tipo exportação", e tudo prosseguia conforme o esperado. Vitorio uniu-se a um grupo de pessoas que fundaram o Grande Hotel Águas de São Pedro.

    7. Mas com a queda dos preços do cafe, os Masiero e outros fazendeiros foram abandonando as fazendas de café, e foram mudando-se para cidade, o primeiro foi Jiuseppe, depois Primo e Santine e finalmente foi Vitório, e mudaram-se para Piracicaba, onde estabeleceram-se com casa de comércio e criaram os filhos netos e bisnetos.

    8. Hoje a clã de Luigi e Pierina contabiliza 280 pessoas, cuja constituição consta na relação dos descendentes nesse Site.

    9. Historia retirada do livro "Os Masiero" de autoria de Wilson Gonzales Maziero de São Paulo: