Giuseppe Bellé casado com Emilia Bordim

Escrito em mar/2017 e revisado em 03/2019

  1. Esse casal é originário da "comuni" de Feldre, provincia de Belluno na região montanhosa do Veneto no norte da Italia. A viagem rumo ao Brasil iniciou-se na localidade de Feldre, desceram das montanhas com seus poucos pertences até a cidade de Padova em viagem de alguns dias.

  2. La embarcaram em um trem rumo a cidade de Milão e de la em outro trem foram até a cidade portuaria de Genova, de onde embarcavam os italianos que imigravam ao Brasil. Após alguns dias de espera embarcaram em um navio de nome "------" e se instalaram na 3ª classe do navio rumo a cidade do Rio de Janeiro, após mais ou menos 30 dias desembarcaram no Rio de Janeiro-RJ e ficaram hospedados na hospedaria da ilha das flores, para recuperação da viagem e regularização da documentação.

  3. Após alguns dias embarcaram novamente em outro navio rumo a Porto Alegre, chegando ficaram novamente hospedados na hospedaria de Charqueadas e após alguns dias, dali em barco menor rumaram pelo rio Cai até Montenegro-RS, onde partiram em carroças pelo "Caminho da imigração" estrada por picadas que conduziam os imigrantes até a Hospedaria dos Bugres em Caxias do Sul-RS.

  4. Após definição da localização das terras, Giuseppe Bellé comprou o lote de terras na Linha Almeida n.ð 63 em 26/01/1888 com 302.500 metros quadrados financiado em 10 anos, carencia de 3, terminou pagamento em 8/6/1896.

  5. Junto com Giuseppe Bellé, outro imigrante de nome Francesco Isotton também comprou o lote n.ð 65 na linha Almeida, em 20/03/1891 , com 302.500 m2 para pagar em 10 anos, e terminou o pagamento em 6/6/1896.
  6. Algumas semanas após Giuseppe Bellé e Francesco Isotton e suas familias, foram conduzidos pelos funcionários da Hospedaria até os lotes que haviam adquiridos, juntamente com algumas ferramentas fornecidas pelo Governo brasileiro.
  7. Os lotes eram proximos do rio da prata, pois essa posição geográfica e topografica era interessante para inicio no preparo das terras para o cultivo e o sustento de suas familias.

Fonte : Dados obtidos por Emir Jose Masiero no livro Povoadores de Antonio Prado escrito por Rovilio Costa, e conformadas por Nair Bellé neta de Giuseppe Bllé, casada com meu tio Melci Masiero.