Francesco Masiero casado com Virginia Gatazzo

  1. Revisado em março de 2017

  2. Francesco Masiero nasceu em 1844 em uma "comuni" proximo da cidade de Vicenza e no norte da Italia. Na localidade conheceu Viginia Gatazzo que nasceu em 1851 na mesma "comuni", e em 1870 casou com Virginia, dessa união nasceram os filhos Giuseppe(1878) e Giovanni(1880), provavelmente tiveram outros filhos que devem ter permanecidos na Italia. Após a unificação da Italia (1870), os moradores da provincia de Vicenza (antigo Império de Veneza), passavam por dificuldades, pois as melhores terras ficaram para o novo governo ou fazendeiros ricos. A unica solução que se apresentava na época era trabalhar nas terras dos outros, lutando para criar os filhos de familias numerosas.

  3. O Brasil, no periodo do final de 1875 à 1889 no final do Império, com incentivo da Princesa Isabel (que governou o império enquanto o imperador Don Pedro II viajava pela Europa), quando aboliu a escravatura, fazia propaganda na Italia com apóio do Governo Italiano, de imigração dessa mão de obra para o Brasil, que pagava passagem de navio para toda familia, concedia um lote de terras, para pagamento em 10 anos, ferrmentas, sementes.

  4. A familia de Francesco e de Virginia Gatazzo ficaram seduzidas pela propaganda e a perspectiva de inicio de nova vida em novas terras distantes, para seus filhos e netos. Após alguns anos de preparação, iniciaram a viagem com os integrantes da familia que os seguiriam para uma mudança no rumo de suas vidas. A viagem iniciou de trem de Vicenza até Milão e la tomaram outro trem rumo a cidade de Genova na Italia (porto de embarque da maioria dos imigrantes para a América). E após alguns dias de espera de um navio que os levasse ao Brasil embarcaram, junto veio os filhos Giuseppe e Giovanni Masiero.

  5. Desembarcaram em março de 1889 e ficaram instalados na hospedaria da ilha das flores no Rio de Janeiro, para recuperação da viagem e tratar de provaveis doenças da viagem . Após alguns dias embarcaram novamente em outro barco com destino a Porto Alegre, e ficaram hospedados na Hospedaria Charqueadas em POA. Após alguns dias embarcaram em outro barco até o porto na cidade de Montenegro, ultimo trecho que poderia ser feita por navio.

  6. A partir dali seguiram em carroças e burros de carga pela trilha até Caxias do Sul e ficaram instalados na hospedaria dos bugres que ficava na hoje cidadede Nova Milano, até receber em 11/02/1889 o lote n.ð 33 na linha Candida, proximo do municipio de Antonio Prado no Rio Grande do Sul.

  7. O primeiro a casar e mudar-se das terras do pai foi Francisco Masiero que após o casamento com Josefina Turmina nascida em Nova Bassano. em 1936 mudou-se para Concordia-SC.

  8. E la nasceram os filhos Jose Luis, Domingos e Antonio. Em 1950 resolveram mudar-se novamente com toda familia para localidade de Monte Alegre, hoje municipio de Herval Velho-SC.

  9. E finalmente em 21/abril/1954 mudaram-se para Santo Antonio do Sudoeste-PR.

  10. Santo e Luiz Masiero mudaram-se para uma localidade de Ceu Azul, hoje municipio no Paraná.

  11. O Julio Masiero após o seu casamento com Rosa Muzzatto em Antonio Prado, mudou-se para Ibiraiaras-RS.

  12. E finalmente Laurindo Massiero mudou-se para região de Marcelino Ramos no RGS.

  13. Aguardo mais informações dos descendentes de Francisco e Virginia Gatazzo;

  14. Historia compiladas por Emir Jose Masiero, obtidas no livro "Povoadores de Antonio Prado" de Rovilio Costa e outras informações repassadas por Domingos Maziero neto de Giovanni Masiero e Vandecler Maziero bisneta de Giovanni ambos moradores de Santo Antonio do Sudoeste - PR.