Angelo Maziero casado com Apolonia Salgarolla

Historia contada por Emir Jose Masiero após pesquisas junto ao centro de pesquisas genealogicas de Nova Palma.

1 - Angelo Maziero filho de Bortolo Maziero e Giacomina F. Maziero, nasceu em 1839, em uma das comunidades de Trento, região de Trentino Alto Adige, la cresceu e conheceu Apolonia Salgarollo, também nascida em uma comunidade da região de Trento, casou em 1868. Dessa união em 1870 nasceu o primeiro filho de nome Carlos Maziero.

2 - entre 1814 e 1918, Trento pertenceu a Austria, ao final da primeira guerra mundial passou a pertencer a Italia. Bortolo e Giacomina pais de Angelo, em torno de 1880, juntamente com a grande maioria dos moradores das quase 200 comunidades da região de Trento, pretendiam buscar novo local para criar os filhos e netos, pois passavam por dificuldades para sobreviver da terra numa região de muitas montanhas e terras pouco cultivaveis. Angelo com o Pai e outros parentes, se reuniam e planejavam imigrar para a América, tinham noticias que muitos ja tinham imigrado para o Brasil, em colonias em implantação no sul do Brasil em especial no Rio Grande do Sul, região cujas caracteristicas se assemelhavamm as da região de Trento nna Italia, e tinham recomeçado nova vida por la.

3 - Bortolo e Giacomina (pais de Anngelo) decidiram não imigrar para o Brasil devido a idade avançada, pois achavam que não resistiriam a viagem, mas Angelo Maziero e Apolonia Salgarolla e o filho Carlos, com 10 anos, e outros parentes e conhecidos da região, depois de despedirem-se, juntaram seus poucos pertences, e partiram de trem rumo a cidade de Genova, passando por Verona, Brescia, Bergamo e Milão. Da cidade de Genova, porto de onde partiram a maioria dos italianos que imigraram para a América, embarcaram em um navio, rumo ao Brasil.

4 - No inicio de 1878, após mais de 30 dias de viagem chegaram a cidade do Rio de janeiro, e desembarcaram na ilha das flores e ficaram na hospedaria do mesmo nome, onde recuperaram o desgaste da viagem. após alguns dias embarcaram em outro navio rumo a Porto Alegre e ficaram na hospedaria de charqueadas, naquele ano o governo brasileiro resolveu implantar uma quarta colonia na região central do Estado, proximo a cidade de Santa Maria, pois já tinham implantado as colonias de Conde D'eu, Dona Isabel e Campo dos Bugres, e finalmente rumaram com outras familias para região central do Estado, onde estava sendo implantada a quarta colonia de imigrantes, que se chamou de Silveira Martins, distrito de Santa Maria.

5 - Angelo Maziero e Apolonia e o filho Carlos, juntamente com outras familias se instalaram na colonia de Silveira Martins, no nucleo chamado de Ivorá, tornando-se municipio tempos depois. Após instalados passaram a tocar a vida, e nasceu o segundo filho do casal, chamado José Maziero, nascido em 1884. Em 1886 faleceu Apolonia esposa de Angelo, que casou em 1891 no Vale Veneto com Carolina Crivelaro, filha de Zenone Crivelaro e Madalena Pedrollo.

6 - José Maziero cresceu em Ivorá e conheceu Eleonora Onorina Muraro, com quem casou em 1909, dessa união nasceram os filhos: Angelo Santo(1909), Luiza Apolonia(1911), Carlos(1912), Maria(1913), Apolonia Emilia(1915), Paulo(1917). Eleonora Muraro faleceu em 1917 e Jose Maziero casou pela segunda vez com Maria Luiza Vizzotto em 1918, e tiveram dessa união os seguintes filhos: João(1919), Antonia Rosa(1920), Albina(1921), Pedro(1923), Luiz José(1924), Tiago(1927).

7 - Não obtive ainda os filhos de Angelo Maziero com sua segunda esposa Carolina Crivelaro, casamento ocorrido em 1918 em Ivorá.

8 - Informaçoes compiladas por Emir Jose Masiero, após contato de Maria Zélia Maziero, moradora de Cachoeira do Sul, e pesquisa obtida junto ao Centro de Pesquisas Genealogicas de Nova Palma, da região da quarta colonia.